Top Cocô na Cuia – 10 bandas obscuras de NWOBHM que poderiam ter sido, mas não foram

Salve amiguinhos! Para provar que o CnC é um blog repleto de cultura, e que valoriza o artista musical, o Top de hoje traz para você 10 bandas de NWOBHM excelentes, mas por alguma razão obscura do destino, não emplacaram o mesmo sucesso que seus ‘primos ricos’.
Mas hein? O que é NWOBHM? New Wave of British Heavy Metal oras! Não sabe o que é isso? É aquele movimento do Heavy Metal que misturou uma pegada meio punk, umas músicas mais rápidas ao Heavy tradicional. Ainda não sabem do que estou falando? Então veja bem, caro néscio, mostrareim alguns exemplos que até um newba juvenil como você conhece!

 *Def Leppard foi NWOBHM bem no começo, depois partiram mais para o Hard Rock.
E agora, flagraram?! Acho bom! Então, apresento-lhes o Top 10 dos ‘primos pobres’, das bandas que em pleno auge do hair metal dos anos 80 poderiam ter sido, mas nunca foram (pelo menos não tanto quanto seus ‘primos ricos’)…
10. Praying Mantis

Praying Mantis é a banda dos ex-Iron Maidens Dennis Straton (guitarra) e Clive Burr (bateria). Que eu saiba, ainda estão em atividade, mas o som deles passou da pauleira do NWOBHM para um metal mais melódico, ou seja, bicha. Mas ainda possuem umas músicas muito boas!

9. Blitzkrieg


Blitzkrieg é mais uma das bandas de NOWBHM que o Metallica plagiou descaradamente e fudeu com a banda usou como fonte de inspiração. Continuam na ativa, mas tocando em festivais menores. Prestem atenção no instante 1:24 do vídeo, o cara fala “Metallica has stolen” ou é impressão? O.O

8. Diamond Head

Outra banda que recebeu um “tributo” do Metallica e depois nunca mais emplacou porra nenhuma! Porra, é a maldição do Metallica? Metallica traiu o movimento NWOBHM véi! Após um para-e-volta do caralho, Diamond Head está de volta à ativa desde 2002, e adivinha só? Sim, tocando em festivais menores enquanto o plágio do Metallica lota estádios de futebol!

7. Tokyo Blade


Essa na  verdade nunca entendi. O Metallica nunca copiou ela, e o som da banda é muito bom. Acho que o fato de terem 167398 vocalistas diferentes ao longo da carreira e de terem traído o movimento NWOBHM em seu terceiro disco, tentando virar “popzinho” contribuíram para o fracasso! Nunca duvidem da ira do Deus Metal! Ficaram na geladeira por um tempo, mas em 2008 voltaram com nova formação.

6. Battleaxe

A primeira banda realmente falecida da lista, Battleaxe durou apenas 9 anos (1980-1988). Assim como o Tokyo Blade, com zilhões de formações diferentes e uma capa de álbum feia de doer como essa, nem a boa música salvou a banda! (*reza a lenda que eles voltaram agora pro Headbangers Open Air 2010…)
5. Avenger

Assim como Tokyo Blade, Avenger foi uma banda que começou e terminou nos anos 80, e recentemente voltaram para um “comeback special” para tocar em festivais, especialmente o “Headbangers Air Open”, atualmente maior reduto dos refugos do NWOBHM. Cara, como eu queria ter tido uma banda de NWOBHM nos anos 80! Aí poderia tirar 10 anos de férias, e voltar nos anos 2000 fazendo shows pra garantir minha aposentadoria! Da hora!!!

4. Angel Witch


Taí uma das bandas mais legais do movimento NWOBHM, mas que nunca teve muito reconhecimento. Porque? O vocalista, Kevin Heybourne tem uma capacidade lendária de jamais, jamais, JAMAIS conseguir manter uma formação da banda por mais de 5 minutos. Entra guitarrista, sai baixista, morre bateirista (já reparou que é sempre o bateirista que morre?), e por aí vai! Vai se benzer rapaz!

3. Tygers of Pan Tang

Uma das bandas mais fodas de NWOBH, que diferente das anteriores que fizeram um bate e volta do cacete, é a primeira da lista que nunca efetivamente pararam as atividades e estão na estrada desde 1978.. Tudo bem que atualmente a banda não tem ninguém, ninguém, NINGUÉM da formação original, mas enfim… medalha de bronze pros caras!

2. Tank

Tank é uma banda que sempre foi exatamente a essência do NWOBHM, aquele heavy metal com uma pegada mais punk, e o som deles não mudou muito com o tempo. É muito comparada ao Motorhead pelo estilo musical e também por ser um trio de músicos liderados por um baixista. Esse álbum da figurinha aí é considerado por muitos o melhor álbum de NWOBHM. Ever. Medalha de prata!

1. Saxon
E eis nosso medalhão da noite. Tive minhas dúvidas quanto a colocar o Saxon nesta lista, por não ser exatamente um desconhecido, mas o Saxon nunca atingiu (pelo menos não em terras tupiniquins) o prestígio de seus primos ricos. Apesar que esses dias fui no show do Twisted Sister, e um pouco antes do show, tocou “Princess of the Night” do Saxon. Para minha surpresa, todo mundo cantou a plenos pulmões! Achei que só eu conhecia essa porra por aqui! Sem dúvida a mais conhecida e cultuada de todas as bandas desse Top 10, sempre nos presenteando com uma sonzeira do caraio e riffs poderosos. Medalha de Ouro, com certeza!!! Podiam vir pro Brasil-sil-sil fazer um show não?
Ah, para quem quiser saber mais sobre as outras bandas de NWOBHM, eis a lista completa (fonte: Wikipedia):

  • Ísis

    Nenhuma mulher semi-nuaaaaa??????

  • Não, post de heavy metal é post de família, mulheres semi-nuas só em reviews de cervejas! =P

  • A lista ficou zoada

  • nossa….caiu uma lagrima de felicidade…m/