Top Cocô na Cuia – As 10 melhores e as 10 piores séries de tokusatsu. Ever.

É isso aí galerinha do mal! Hoje o CnC entra no saudoso clima dos anos 80 e vai revisitar a extinta TV Manchete para trazer para você o que havia de melhor – e pior – dos seriados tokusatsu. Sim, aqueles que o hominho se transformava num hominho de armadura (ui!) e saía pilotando um robozão gigante contra monstros do espaço! Se prepare que lá vem bomba! Primeiro os 10 melhores, seguidos pelos 10 piores (na humilde opinião deste que vos fala. Vamos lá?
10. National Kid


Nationaro Kido foi o primeiro tokusatsu ever na TV brasileira, e na verdade era um tokusatsu meio pegadinha do Mallandro, feito sob encomenda como uma campanha de marketing da National Electronics. Mas como tudo que é tranqueira acaba vindo pro Brasil e fazendo sucesso, aí já viu né? Está neste top por motivos meramente históricos e culturais, afinal, quem nunca chamou um amigo de Inca Venuziano na quinta série? O que? Você não? Que tipo de nerds você é?

9. Esquadrão Especial Winspector


Winspector foi o sucessor espiritual direto do Jiban (mais à frente no ranking). Na verdade a essa altura do campeonato já não me interessava tanto assim por tokusatsus (tava virando metido a adultinho já), mas ele tinha alguns conceitos interessantes, era um puliça que se transformava num robocop e tinha ajuda de outros dois robôs, cada um com seus apetrechos. Um tinha um guidão de mota nas costas e podia virar na mota se o perigo apertasse. O outro podia avuar. Os acessórios eram todos destacáveis e viravam armas para que eles pudessem combater o crime e para que a Glasslite pode vender hominhos e encher o c* de ganhar dinheiro.


8. Metalder, o Homem Máquina


Óia, Metalder teve um valor quase que sentimental pra mim. Desde sempre fui viciado em histórias em quadrinhos, e a história de Metalder se assimilava muito à história do Tocha Humana original. Tipo um andróide criado para combater na segunda guerra e blá blá blá. Também achava a armadura dele bem estilosa e os efeitos até bacanas para a época. Ah, o “complexo de Pinóquio” do Metalder (“I wanna be a real boy”) sempre rendiam umas boas histórias.

7. Comando Estelar Flashman


Meduuuusaaaaaaaaaaaaannnn…. *BARAMBARAAAAM BAAAAAAM* (musiquinha de fundo). Nunca fui mega fan de Flashman, até porque ele substitui o Changeman (que era minha série favorita na época). Mas até você tem que admitir que aquela bazuca giratória deles era estáile!

6. Cybercops


Entrão, lembra daquele seriado dos puliça que viravam nos robôs e passavam  um cartão magnético no meio do nada, mesmo que fosse no meio do Saara e saía um armário de armas pra eles se equiparem? Então, esse é Cybercops. Apesar de ser todo filmado em Betamax (formato de vídeo fuleiro da Sony) e pro baixíssimo orçamento da série (até para os padrões da época), eu achava Cybercops extremamente bem produzido. As armaduras eram muito bem feitas (apesar do Betamax sempre denunciar que eram de borracha), a temática até adulta da série com uma história muito bem contada e amarrada. Pena que não vingou. Ah, diz que o ator que fazia o Cybercop vermelho, o Marte, tentou fazer um revival da série nos anos 90 e 2000, por se identificar muito com o personagem e universo da séries, mas nunca conseguiu apoio / patrocínio. Como o biruta era bipolar, ele surtou e se tacou do alto de um prédio em 2003. Isso mesmo, mór-reu! 


5. Policial de Aço Jiban 


Ele é puliça! Ele é robô! Ele é o RoboCop japorongo! TE DOU UM QUEIJO JIBAN!


4. Jiraya, o Incrível Ninja


Siiiiim! Temos um NINDJA na lista! Ele nao tinha superpoder nenhum, ele so contava com suas mad skillz nindjas e sua Espada Olimpica para prevalecer! Um dos poucos tokusatsus que realmente apresentava os problemas pessoais do protagonista. Ele era adotado, ele era fudido de grana, ele nao parava em emprego nenhum… ou seje! Ou o Jiraya era brasileiro ou ele era o Peter Parker. Vai ser fudido assim la longe meu filho! Ah! E o inimigo dele era o Dokusai. Entao era um coco! Sacaram?! Ahn Ahn? Dokusai coco? 


3. Kamen Rider Black / RX


Tcharam! Outro cheio dos pobremas! (tipo, problemas pessoais, nao que ele tenha problemas por se vestir que nem um besouro / joaninha / whatever… ou sim tambem, sei la). Enfim, Kamen Rider Black sempre foi sucesso de publico e critica, tanto que por sua historia elaborada e tematica mais adulta, foi o primeiro tokusatsu a ganhar uma continuacao direta, o Kamen Rider Black RX (Kamen Rider, um mundo mais feliz! Kamen Rider, o que ele sempre quis! Kamen Riiiiiider Black errrexiiiiiiiiiiiiiiissss). Alem de tudo, o inimigo dele era seu proprio irmao! Sim, seu irmao! E eu achando que eu tinha problemas. Ah, e falei que o golpe dele era uma bicuda? Sim, uma BI-CU-DA! Estail!!! Medalha de bronze pra ele com certeza!  


2. Esquadrao Relampago Changeman


a, eu sei que Changeman era uma bosta, mas tambem tem valor sentimental! Era o tokusatsu que eu mais curtia na minha epoca de moleque la nos 80s. Tinha mascara do Change Griffon, espadinha, pistola e tudo mais Roubava as vassouras da mae pra usar de muleta e gritar “Gyodaaaaaai gaiiii gaiii gaiiii gaigaaaaaaiiiiiii” . um seriado repleto de boas memorias de tempos mais inocentes. Comprei os dois box de DVDs lancados pela Focus Filmes, paguei uma pequena fortuna e nao aguentei assistir tres episodios! Mas enfim, tempos bons que nao voltam mais… medalha de prata!

1. O Fantastico Jaspion


Nao adianta, o simbolo do tokusatsu no Brasil sempre foi e sempre sera aquele maldito japones black power com camisa de oncinha! O Jaspion que junto com o viadinho valente Boomerman, o Teletubby Mia e a Androide Anri (ou seria a boneca inflavel do Jaspion?) combatiam as forcas do Mal, compostas pelo diabolico MacGaren, as terriveis bruxas Kilza e Kilmaza (berebekam katabam berebekam katabam berebekam katabam… KIKERA!!!), e o Mal encarnado em pessoa, o malefico Darth Vader Gigante Satangoss. Se bem que no final, o folgado do Jaspion ficou de lado e deixou um bando de criancinhas e um passaro dourado darem cabo do SatanGoss! Passaro dourado? Pois e! Medalha de Ouro!!!

Agora vamos ao fundo do poco, do luxo ao lixo, do ceu ao inferno… apresento-lhes os 10 PIORES tokusatsus!!!
10. Spectreman


Entao, na verdade nao tenho birra nenhuma contra o Spectreman (alem dele ser um clone malfeito do Ultraman, logico). Na verdade ele so esta nesta lista para que eu tivesse a desculpa pra colocar o videozinho abaixo.

9. Solbrain


Nunca vi um episodio inteiro de Solbrain, so sei que e o seriado que substituiu o Winspector que substituiu o Jiban. E meu primo tinha um bonequinho do Solbrain que acendia luzinha e fazia um barulho irritante que eu ODIAVA. Entao, ca esta ele aqui na lista.



8. Spielvan


Spielvan nao era um seriado ruim. Mas a Manchete traumatizou minha infancia batizando-o oportunamente de Jaspion 2 (devido a notoria semelhanca das armaduras). Pelo trauma sofrido, lista negra neles!

7. Power Rangers


O primeiro – e mais famoso – tokusatsu enlatado americano. Assim, eles pegavam um monte de atorzinho de Barrados no Baile e intercalavam com cenas de acao de um tokusatsu porongo chamado Zyuranger. Nascia assim os Power Guidos Rangers. Por essa safadeza sem tamanho merece figurar na lista dos piores. Agora vem ca, se a Rita era mega-vila intergalatica, porque diabos ela queria conquistar uma porra duma cidadezinha chamada Alameda dos Anjos? E justo a cidade que moravam os Power Rangers ainda! Eita burrice!!!


6. Kamen Rider Emo Dragon Knight



PUUUUUUUUUUUUUUUUUTZ!



5. Lionman




Isso ae! Um ursinho de Pelucia combatendo as forcas do Mal! Mas nem da nada, ele e uma DADIVA DOS NINJAS!!! Cara, Lionman seria um seriado muito chato, nao fosse tao engracado.


4. VR Troopers


Voce achava a ideia dos Power Rangers safada? Pois bem, Haim Saban, o folgado inconsequente responsavel pelos Power Rangers resolveu beber da mesma fonte e fazer o infame VR Trooper. Pegando cenas de acao de Metalder E Spielvan. Isso mesmo, dos DOIS. Dai molequinho ficava se perguntando porque os herois nunca se encontravam! Hehehehehe! So nao esta no podium pois ainda tem coisa MUITO ruim pela frente. 


3. Machineman



Eu tentei ver um episodio. Eu dormi. Serio (parece o Zero do Megaman X. Que feio CAPCOM, plagiando…).

2. Estrela Fascinante Patrine


Nussa, Sailormoon live action? Se o desenho ja e um porre, tenter ver com atores da vida real!

1. Spiderman


UAU!!! Homem-Aranha e Robos Gigantes! Que combinacao explosiva! NOT. Cocozao da rodada vai pra ele, com certeza! A merda entre as merdas.

E voce? Tem algum favorito? Esqueci de algum? Bateu aquelas saudades dos anos 80 / inicio dos 90?
  • Anos 80??? anos 70 rapaz…eu sou tão velho que cheguei a ver National Kid na tv, hehe!!abração Rodrigo..post excelente!! Muito bom o/!!

  • Você notou que o spider man tinha o olho puxado?!?!

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Cara…faltou o grande GOGO five…acho que passava na Gazetainclusive foi um dos primeiros em que o amarelo era um cara gordinho

  • lembrei outroo Shariva, lembro que ele ia para outra dimensão que ia lutar com seu inimigos…

  • como eu faço pra conseguir este dvd desse herois

  • @nenecoLembro do GOGO Five sim, mas nunca gostei muito dele, por isso não coloquei na lista. Já o Sharivan, muito bem lembrado! Faltou ele mesmo!

  • @sandroalguns boxes já estão sendo vendidos em livrarias e afins (Changeman, Jiraya, Jaspion, Flashman), outros até agora nem sinal! Só no mercado paralelo mesmo!Abraço!

  • Anonymous

    nada ver esse comentario machine man foi lançado em 85 bem antes de megaman o mesmo se diz de pattrine

  • Amigo Anônimo "parece o Zero do Megaman X. Que feio CAPCOM, plagiando…", aula da português: qual o sujeito que está plagiando quem na oração? É a Capcom, não é? Leia mais atentamente da próxima vez!

  • Quanto à Sailor Moon x Patrine, realmente, Patrine foi lançado em 1990, enquanto que Sailor Moon, só em 92. Mas eu em nenhum momento falei que um tinha sido lançado antes do outro, falei?

  • Anti recopia

    Faltou a familia Ultra, fora isso parabens

  • Carlos

    Lion man é massa morria gente pra caramba!

  • Edson Junior

    Kamen Rider Gaim, põe os Kamen Rider antigos no chinelo.

  • BAd Green ranGer

    power rangers?fumou?