Hooligans Nerds Parte 1 – Nintendo vs. Sega

Sega-VS-Nintendo
Hooligans são aqueles torcedores extremamente fanáticos e briguentos do futebol inglês. E como nerds que é nerds não costuma gostar muito de futebol, essa rivalidade é transportada dos campos de futebol para nossas áreas de expertise, ou SEJE, TV, Cinema, Literatura, Quadrinhos, Games e por aí vai. Por isso, apelidei essa série de posts carinhosamente de “Hooligans Nerds”.
Este é o primeiro de uma série que vai citar alguns exemplos, numa ordem mais ou menos cronológica (beeeem mais ou menos) de acordo com minha trajetória nerds.
maxresdefault

Nintendo (Nintendinho / Super Nintendo) X Sega (Master System / Mega Drive)

A primeira vez que senti na pele (ui!) uma certa animosidade entre facções nerdísticas foi na época do meu Nintendinho 8 bits (na real era um Phantom System da Gradiente), e anos depois um Super Nintendo. Nesta época presenciei a teoricamente eterna (e a agora extinta) concorrência entre a Nintendo e a Sega.
Essa rivalidade gerava fanboys xiitas como os de hoje, sempre defendendo que sistema A ou B eram melhores. Na geração dos jogos de 8 bits o embate era entre Mario (que Mario?) e o orelhudo Alex Kidd.
Em termos de hardware, o Master System era superior ao Nintendinho. Apesar disso, o video-game da Nintendo parece que vingou mais, talvez pelo carisma de seu personagem carro-chefe, talvez pela quantidade de jogos, sei lá.
O Master System fabricado pela Tectoy ainda tentou ter um maior apelo com a criançada aqui  no Brasil-sil-sil lançando uns jogos da Turma da Mônica (que na verdade eram uns ports safados do jogo Wonder Boy – O Guri Maravilha).
 Toda a criatividade brasileira em ação!
Em tempo, pra não dizer que só a Tectoy fazia esse tipo de safadeza, a Nintento também fez ao lançar Mario Bros 2 nos EUA, não é preciso ser nenhum gênio pra perceber que o segundo Mario (que Mário) era o mais destoante da série. Não era pra menos, ele nada mais era que um port safado de um jogo japorongo chamado Yume Kojo: Doki Doki Panic, confira comigo no replay:
 
Novamente, um exemplo de criatividade a ser seguido! Pelo menos dessa vez não mudaram apenas os personagens principais, mudaram algumas – poucas – coisas no cenário!
Já na geração seguinte, a Sega saiu na frente. Lançou primeiro seu Mega-Drive (Genesis, no original), saiu o zoreba do Alex Kidd e entrou (ui!) o espinhudo Sonic, para bater de frente com o Mario (que Mario?). Com jogabilidades e gráficos inovadores para a época, realmente parecia que a Sega ia ganhar as console wars dessa geração. Mas só parecia.
Porque a Nintendo ficou esperando como cobra traiçoeira para dar o bote, e dois anos depois lançava o Super Nintendo (ou Super Famicon pros japorongos). O Super Nintendo possuía um hardware ligeiramente melhor que o do concorrente, suportava uma paleta maior de cores e possuía um joystick (ui!) com mais botões, logo, mais possibilidades de jogabilidade. Com isso, a Nintendo também transportava sua mascote, o Mario (que Mario?) para a nova geração.
O Mario da – então – nova geração, que soltava pipa e jogava bola.
Bom, como aqui o negócio é comer cu e buceta falar sobre rivalidades nerds, não vou entrar no mérito de falar qual era o melhor. Tem gente que diz que o super nintendo tinha mais opções, gráficos melhores e mimimi, enquanto outros diziam que a nintendo havia traído o movimento véi, e a Sega sim era tr00 e lançava jogos como Altered Beast e afins. Sim, ingualzinho aos mimimis da geração atual, que eu vou falar mais pra frente.
Genesis / Mega Drive e seu Altered Beast: Jogos supostamente mais “adultos”
Só digo que naquela época cada fabricante tinha seus defensores xiitas, e que era inimaginável que as duas fossem se bicar um dia, quanto mais termos um crossover dos dois, no entanto…
Tiozinho do camelô dos paragua sim que era um visionário! Já previa esse encontro MUUUUITO antes das duas produtoras:
Sonic 4 de Super Nintendo, quem lembra?
Por enquanto é só macacada! Não percam o próximo capítulo desta emocionante saga, com os proximos combatentes… Squaresoft vs. Enix! As GIGANTES dos RPGs japorongos! O que?! Você nem sabia que as duas eram empresas separadas antes da Square-Enix? Sai já daqui seu n00b!
  • NINTENDON'T.E não digo mais nada.