Final Fantasy XIII-3? Treze-três? Sério Square?

Todo dia tem uma merda.

Sempre fui um grande fã da franquia Final Fantasy. E, apesar de continuar insistindo na série (joguei FFXIII e estou jogando o XIII-2 e o online XIV), ultimamente ele só tem me decepcionado. Sabe quando você tem um ídolo, algum artista ou ator que esbanja talento mas depois ‘caduca’ e só começa a fazer merda? O sentimento aqui é mais ou menos o mesmo.

E não é que a Square tá aprontando de volta? Não bastasse o fraquíssimo FFXIII, o razoável FFXIII-2, ela ainda insiste em bater na mesma tecla e anunciar FFXIII-3?

Confesso que ainda não zerei o XIII-2. Até concordo que ele trouxe um pouco de gás pra franquia, ao contrário de seu antecessor. Mas ainda assim está longe de ser aquela obra-prima. Reza a lenda que o final de XIII-2 realmente deixa um gancho para continuação, então esse terceiro jogo viria para encerrar a trilogia iniciada por Lightning & Cia.

As irmãs protagonistas, Lightning e Serah.

O que eu acho? Véi na boa… Final Fantasy XIII foi fraco em todos os sentidos (exceto graficamente, talvez): a mitologia do jogo é horrível e confusa; a história é meia-boca e muitas vezes sem sentido; os personagens, esquecíveis; até a jogabilidade – que tenta inovar mesclando ação com turnos nas batalhas – falha miseravelmente em entregar o que promete. Então pra que ficar insistindo no erro não uma, mas duas vezes? Tudo bem, o segundo jogo melhorou em vários aspectos, e ainda adicionou um lance de viagens no tempo (que me lembrou muito o saudoso Chrono Trigger)… mas não importa o quanto melhorem, sempre fica aquele gostinho de ‘comida requentada’.

Sistema de batalhas tabajara.

O que a Square realmente deveria fazer é passar a régua e começar do zero com um FFXV, tentando retomar as origens. Ou ainda, investir e finalmente lançar o FF Versus XIII. Esse sim parecia ter um conceito original, no entanto o projeto está há anos mofando na gaveta. Enfim, já que o estupro é inevitável, o jeito é relaxar e gozar. Se é pra lançarem o XIII-3, vamos torcer para que ao menos eles continuem com o ‘refinamento’ e façam progressos em relação aos seus antecessores.

Suposto logo de FFXV.
Versus XIII… esse sim, que parecia interessante, não sai nunca!

Ah, e em tempo, a Square anunciou recentemente um remix HD de Final Fantasy VII (sim, um remix HD e não um remake). Dona Square parece aquelas criancinhas que gostam sempre da mesma brincadeira e a repetem à exaustão. Além de exaustivos remakes dos FFs mais antigos (I, II, III e até mesmo o IV), remixes e spinoffs de FFVII (uma série muito superestimada na minha opinião), FFX e FFXIII, eles deveriam sim é fazer um remake ou algo nesse sentido de FFVI, esse sim o melhor de todos os jogos da franquia. Eu realmente gostaria de revisitar aquele universo / personagens, e não ficar vendo mais do mesmo trocentas vezes até enjoar.

Um teaser jaguara do HD remix de FFVI.

Um ‘HD’ remix muito foda feito por um fã.
 
Final Fantasy VI…
… esse sim merecia um remake responsa!