Acabou as Olimpíadas. Leia mangás de esportes!

Último dia das Olímpiadas de Londres 2012, você acompanhou tudo pela emissora que se orgulha de ser segunda colocada e agora começa a perceber que seus dias voltarão a ser chato sem nada esportivo pra fingir que você não é um gordo. Seus problemas acabaram! (E o Google vai pirar com esses termos!)

YES BITCHES!

Trago para vocês uma lista de alguns mangás/animes de esporte que se não forem os melhores do mundo, afinal, sou eu quem estou recomendando, são pelo menos extremamente divertidos de acompanhar. Puxe aquela sua garrafa de refrigerante, bolachas e se prepare pra fingir que entende de algum esporte!

Antes de mais nada é importante salientar duas coisas sobre esse gênero:

  1. No Brasil ele é mais conhecido por o incrível e idolatrado Super Campeões! (キャプテン翼 Captain Tsubasa, lit. Capitão Tsubasa). Eu admito que nunca vi e nunca tive vontade depois que vi um dos goleiros se apoiando na horizontal num dos lados da trave e voltando pro canto oposto – I KNOW, RIGHT?
  2. O gênero é conhecido e normalmente o principal tema é superação, garra, amizade, espírito esportivo e de quando em quando alguns triângulos amorosos (e se tem alguém morto é do Adachi essa porra).

Com isso fora do caminho (olha minha tradução porca pra uma expressão em inglês!) vamos ao que interessa e discutir porque você deveria ler/ver algum deles: Muito simples comissário. Dado o segundo ponto ali em cima, acompanhando uma série esportiva você se sente melhor praticamente 100% do tempo. É como o remake de Karate Kid (Kung-Fu Kid?): É um lixo e dá raiva da interpretação do Jaden Smith mas o filme é cativante e você torce por ele.

O rival era bem forçado vai…

Séries esportivos são assim mesmo, eles trazem aquela sensação de superação e vontade de torcer pelo azarão (em geral) enquanto ainda contam sobre a vida dos personagens durante esse processo de treinos e competições. Essa é outra característica que elas são normalmente sobre estudantes no primeiro/segundo graus, ou seja, além de tudo a série ainda puxa pro melhor gênero do mundo: slice of life.

Claro que nem tudo são flores e alguns autores piram o cabeção e produzem absurdos como o próprio Captain Tsubasa onde as pessoas dão divididas um tanto quanto complicadas ou Tennis no Ouji-Sama onde as pessoas começam a brilhar.

Nobody beats me in tennis. RIIIIGHT.

Não se acanhe porque existem outros menos espalhafatosos e outros que apesar de serem um pouco fora da realidade (você os percebe porque cada jogada eles gritam o nome como se fosse um golpe de … que porra de arte marcial grita os golpes?) são extremamente agradáveis de acompanhar. Na real, até os espalhafatosos são muito divertidos!

Recomendações do MamicaRuthes

Série Autor Esporte
Eyeshield 21 Roteiro: Inagaki Riichiro (稲垣 理一郎)Desenhos: Murata Yusuke (村田 雄介) Futebol Americano
H2 Adachi Mitsuru (あだち 充 / 安達 充) Baseball
Touch Adachi Mitsuru (あだち 充 / 安達 充) Baseball
Tennis no Ouji-Sama (テニスの王子様) Konomi Takeshi (許斐剛) Tênis
Slam Dunk Takehiko Inoue (井上雄彦) Basquete
Miyuki (みゆき) Adachi Mitsuru (あだち 充 / 安達 充) Futebol
Hikaru no Go (ヒカルの碁) Roteiro: Hotta Yumi (堀田 由美)Desenhos: Obata Takeshi (小畑 健) Go
Cross Game Adachi Mitsuru (あだち 充 / 安達 充) Baseball