Momento Super Saiyajin: Quando um anime/mangá vai longe demais

Existe um ponto, aquele onde você sabe – instintivamente – que a partir dali seu mangá/anime jamais será o mesmo porque ele começou o inevitável declínio. Nossos amigos da terra do hambúrguer chamam isso nas suas séries de TV de jumping the shark em uma referência do tempo do Ari Pistola. Baseado em uma conversa de almoço com o Augusto esse termo é melhor colacado para a dupla mangá/anime como Momento Super Saiyajin.

A não ser que você seja comunistinha de faculdade ou viveu debaixo de um pedregulho os últimos 30 anos você sabe que Super Saiyajin vem de Dragon Ball Z, o mangá/anime ridiculamente bem-sucedido mundialmente.

Longe de mim dizer que quando o conceito do Super Saiyajin surge em DBZ é o declínio do mesmo, pelo contrário, eu acho que era um momento oportuno e justificável para acontecer na história. Meu conceito do termo é mais abrangente do que o Augusto havia sugerido (“Quando alguém fica loiro e super poderoso”) mas sim quando o autor resolve incrementar alguma característica qualquer da história que consegue ser absurda mesmo dentro do universo criado.

Olhai todos e tremei!

Infelizmente muitos roteiristas são excelentes escritores de histórias concisas e curtas, algo em torno de 14 volumes de tankobon ou 26 episódios de anime.  Só que alguns escritores também são excelentes criadores de um universo que mostra uma realidade fascinanete e cativante.

Como tal, estes universos geram lucro nesse universo aqui e, sejamos honestos, it’s all about the business, bitch; É aí que o problema existente.  Muitos escritores são incentivados (forçados talvez seja uma melhor palavra) a continuar uma história cada vez mais longe e mais longe porque se está gerando dinheiro, deve continuar gerando dinheiro ad infinitum.

Isso nos leva desde os incríveis e fascinantes episódios de encheção de linguiça em DBZ anime até mesmo a toda uma saga no mangá (saga do Buu). Só que esses não são nem os piores exemplos já vistos por este que vos escreve.

I KNOW, RIGHT!

Como disse acima o momento Super Saiyajin de DBZ para mim é quando todo mundo vira um, ironicamente. A bagaça era pra ser 1 em cada 10.000 (ou algo assim) e de uma hora pra outra qualquer um pode ser basta deturpar as regras tipo o Vegeta fez.

A partir daí surgem absurdos como toda a saga do Buu, Kuririn sendo ridiculamente forte sendo um mero humano e, pasmem, episódios como o dia em que o Goku vai tirar carteira de motorista.

Minha desculpa pra não dirigir agora será “Eu sou forte que nem o Goku, RS”

Este texto não tenta de forma alguma criticar (imagina se tentasse!) o trabalho feito pelos incríveis escritores que existem mas sim a indústria que força que o trabalho deles seja deturpado para que imbecilidades como essa surjam na nossa vida.

Minha vontade era que os contratos fossem escritos desde o começo determinando a quantidade de episódios/capítulos de modo a proteger tanto a obra quanto o autor. Vai dizer que alguém respeita um autor que enrola por enrolar?

Para efeitos de alegria fique abaixo com os momentos Super Saiyajin de algumas séries:

  • Bleach (ブリーチ): Ichigo vai pra Hueco Mundo e vira um Hollow com dois chifres
  • Naruto (ナルト): Naruto vira BFF do Kyuubi e por isso fica, logicamente, loiro e mais poderoso
  • Tennis no Ouji-sama/Prince of Tennis (テニスの王子様): Ryoma fica brilhando amarelo e consegue fazer jogadas dos outros
  • One Piece (incerto): Quando todos são mandados para ilhas separadas na Grand Line pra treinar. Meu instinto diz que daqui pra frente vai cagar mas por enquanto permanece estável
  • Gundam SEED Destiny: Quando Kira recebe um upgrade ridículo do seu Gundam (Freedom digivolve para Strike Freedom)
  • Shin Seiki Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン): Esse fica tanto tempo parado que o momento Super Saiyajin vai ser quando o Sadamoto publicar o capítulo final- HAH!

Se você tem mais algum manda bala e fala aí!

 

  • Ow Mamica, tem um mangá chamado Tenjho Tenge que tem um Super Saiyajin do avesso: normal o moleque tem cabelo loiro e espetado, quando ele vira Magabarai (i.e. fodão) ele ficar com cabelo preto e liso! huahuauhau!

    • pvruthes

      Tô ligado hahaha mas putz é mangá do Oh!Great – o cara me irrita demais e olha que eu gosto de Air Gear.