Top CnC – 13 Bandas superestimadas do mundo do rock

Sabe aquelas bandas que todo mundo paga pau, mas se parar pra pensar elas até que não são lá grandes coisas?

Ah, o Rock. O gênero musical das lendas. Mas há aquelas bandas em que a lenda é (bem) maior que a realidade. Quais bandas, apesar de sucesso comercial absoluto, não são essa Coca-Cola toda? Quais aquelas que, se analizarmos friamente, não são musicalmente grandes coisas?

*** LEIA ANTES DE PROSSEGUIR ***

1. Este texto representa a opinião do autor, e não necessariamente a dos demais redatores do site;

2. O artigo a seguir já foi chamado de MERDA, LEVIANO, SEM EMBASAMENTO, GRATUITO e IMORAL (tá, imoral foi por minha conta);

3. O CNC não é um canal de notícias, revista especializada ou algo do gênero. É, acima de tudo, um BLOG pessoal (pessoal de 4 pessoas agora, no caso) e opinativo;

4. Achou que o argumento é fraco? Faltou embasamento? Ótimo, como já falei, isso é um blog: tem um espaço para comentários ali embaixo. Então vamos debater como pessoas civilizadas. Vamos ver qual o seu embasamento. Porque você achou leviano / ruim?

5. Há quem diga que eu dizer que banda A ou B é ‘chata’ não é argumento. Bom, parafraseando o mestre Lemmy Kilmister do Motorhead, “Rock ‘n’ roll é rock ‘n’ roll – ele fala por si mesmo. Você ouve e sabe se é ou não. É bastante simples. Significa ‘foda-se’ – essa é a atitude do rock ‘n’ roll. É música que te deixa com três metros de altura e imortal.”. Simples assim. Se eu digo que uma música ou banda é chata, significa que ela não me deixa com três metros de altura e imortal. Então sim, ‘chato’ É um argumento válido. PONTO FINAL!

*** FIM DO DISCLAIMER (boa leitura! ou não!) ***

* Nota aos haters: Haters gonna hate esse artigo, ainda mais que ele fala mal de algumas (várias) bandas que tem alguns dos fanboys mais chatos do universo. Não gostou? Foda-se. Não concorda, acha a banda A ou B o máximo? Vai lá dar a bunda pra eles. Particularmente gosto de praticamente todas as bandas que listei, mas que o som delas muitas vezes é de qualidade contestável, ah, isso é!

E vamos começar a cutucar o vespeiro! Apesar de fanboys de plantão gozarem nas calças pelo Madman da voz de taquara rachada, Black Sabbath com Ozzy era uma bela de uma merda. Apesar dos riffs icônicos que marcaram a geração e originaram o Heavy Metal, de resto o som era pouco elaborado e, convenhamos, Ozzy nunca foi um bom vocalista. Peculiar sim, mas bom nunca. A melhor coisa que aconteceu com o Sabbath foi o Ozzy ter saído pra dar lugar ao Dio, aí sim, um vocalista foda que trouxe uma nova sonoridade à banda.  Aliás, normalmente vocalistas são, de maneira geral, superestimados. Já repararam?

Nada contra os garotos de Liverpool. Muito pelo contrário, gosto muito do som dos Beatles, e mesmo a banda em si tendo durado apenas uma década, seu legado vive até hoje. Mas puta que os pariu, aquela fase que eles tavam pirando nas dorgas é dura de aguentar. Só estando muito chapado mesmo pra ver alguma pseudo genialidade naquilo tudo. Depois que John Lennon fudeu com a banda por causa da baranga Yoko Ono, a coisa ficou ainda pior.

* Nota de rodapé: Oasis é uma bosta mesmo, apesar de se acharem ‘comparáveis’ aos Beatles, eles nem merecem entrar nessa lista.

Dobradinha do Madman! Caras, gosto muito de ‘Crazy Train’, ‘Bark at the Moon’, ‘Mr. Crowley’… mas tá, o que mais esse feladaputa fez em 30 anos de carreira-solo?! 3 ou 4 hits, e de resto viver às sombras da sua época no Black Sabbath? Ah, vá a merda porra!

Que Axl, Slash & Cia. deixaram uma marca na história do Hard Rock é inegável, apesar de não concordar que GNR seja o expoente máximo da ‘hardzera’, acho que tiveram bandas muito melhores. O detalhe é que hoje, o GNR é apenas uma sombra do que foi antes: o único membro original da banda é o Axl, um Axl gordo que nem consegue mais ficar em pé no palco, quizá cantar. Não bastasse isso, o histórico recente da banda é um show de desrespeito aos fãs, com atrasos, cancelamentos e afins. E ainda tem gente que paga pau.

O que fazer se você quer um rockstar mas tem talento musical limitado? Pinta a cara, usa roupas chamativas e saltos gigantescos. Alie isso à pirofagias e outras firulas de palco e voilá! O som do Kiss nunca foi lá essas brastemps. Ele é uma espécie de Funk do Metal: letras e melodias pobres. Mas os caras souberam compensar com presença de palco e ganhar muito, mas MUITO dinheiro! CA$HIM!

E lá vou eu cutucar o vespeiro de novo! É inegável que PF possui sonoridade e qualidade ímpares, mas convenhamos: as músicas são muito chatas! Não consigo ouvir um álbum inteiro do PF sem dormir. É sério!

Só o fato da banda se auto-intitular uma banda de ‘rap-metal’ já faria perder meu respeito. Alie isso à um guitarrista completamente sem talento para o qual todo mundo paga pau, e um repertório de músicas pseudo-esquerdistas, enaquanto eles continuam lá ganhando milhões, e tcharam! Aí temos o RATM. O pimpão do Tom Morello até usou um boné do MST na apresentação deles no SWU aqui. Aposto que ele não faz a mínima idéia do que o MST REALMENTE É.

Rockzinho chato e extremamente comercial, feito por um monte de caras sem talento nenhum. Sério, alguém já viu um show do RHCP ao vivo? Os caras manda muito mal, não tocam bosta nenhuma. Os álbuns de estúdio são totalmente maquiados na edição.

Sério, precisa falar mais? Uma banda que teoricamente toca rock, manda umas musiquinhas mega-chatas pra boi dormir, e ainda lota tudo quanto é estádio quando fazem shows! Ah vá! Eu ia colocar um item separado para falar do Coldgay Coldplay, mas como eles são farinha do mesmo saco do U2, fica a menção honrosa aqui.

Renato Russo foi um poeta incrível, sem dúvidas. Mas musicalmente, o Legião fazia umas músicas muito, MAS MUITO chatas. Ele deveria é ter lançado um livro de poesias e pronto.

Outra banda chata da porra que fez um sucesso estrondoso, e o barulho só aumentou quando Kurt Cobain morreu, martirizando o cara a ponto de colocarem no mesmo patamar de Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e outros. Ah, vá a merda porra! Nirvana só serviu mesmo para revelar Dave Grohl, o cara mais pimpão do mundo da música!

*Nota: Eu ia incluir o Foo Fighters nesse top também, mas aí ficaria um Top 14. Como 13 é um número muito mais legal,  resolvi colocar o FF apenas como uma nota de rodapé aqui. O FF foi fundado após a morte de Kurt Cobain, pelo então bateirista do Nirvana, Dave Grohl. ‘Mas porque o FF merecia estar na lista?’ – você pergunta. Ora, a resposta é simples: o próprio Dave Grohl certa vez disse em entrevista que sua banda era uma merda. Pô, e uma banda que o próprio frontman acha uma merda, é óbvio que merecia ao menos uma menção honrosa.

Banda chata, som chato, tudo chato. Não sei como tanta gente gosta. Só não está em primeiro lugar porque a primeira posição foi ocupada pela banda que ganhou milhões em dinheiro SÓ tocando músicas covers. Lógico que estou falando do…

Aêêêêê!!! Medalha de ouro para a maior banda cover do mundo, ganhando até de Emmerson Nogueira e Danni Carlos, o Metallica não apenas só toca música cover como também ganha MILHÕES fazendo isso! E ainda teve a pachorra de processar o Napster por piratear suas músicas! Parabéns campeões!!! Gosto muito do Metallica, mas que é uma banda cover, ah isso é!

Bom, era isso aí gurizada! Se você não leu o começo do post, deixa o tio Balão repetir aqui: eu NÃO necessariamente estou falando mal dessas bandas (a menos que isso esteja explícito no texto), estou falando que essas bandas, pelo menos em algum momento de sua (ou toda) carreira, foi overhyped, seja pela mídia, pelos fãs chatos, ou pelo mito que foi criado em cima dela.

Sim, eu sei que existem bandas muito piores que mereciam ser escrachadas aqui, mas sinceramente, vocês acham que perderia MEU tempo falando algo sobre uns Restarts e afins?

Então, que venham os paus e pedras (ui!)…