O Charme dos Desajeitados

Adolescência sempre será um tema de grande poder no cinema e na dramaturgia. Ninguém passa ileso por ela, afinal é através de seus traumas e de suas glórias que nos tornamos os adultos que somos. E “As vantagens de ser invisível” fala disso com maestria.

Nesse filme tiro dois trunfos, a história, que é muito boa, ela é sensível sem ser piegas e trata do universo adolescente com uma delicadeza que faz você se identificar com os personagens por mais que você tenha mais de dez anos a mais que eles.

Outro trunfo do filme é o ator Logan Lerman, não, não vou falar do Ezra Miller, o queridinho adolescente atual que só faz papel de gente estranha. Logan Lerman, ex-Percy Jackson, se mostra um ator extremamente maduro, sua atuação é detalhista. Suas reações e pequenos detalhes de seu personagem mostram a competência do jovem ator. Pois fazer a bicha louca, voltei a falar do Ezra Miller, é muito fácil, foda é fazer o personagem em eterno conflito interno sem muitas externalizações com a proeza de Logan Lerman.

A Hermione também faz parte do elenco e cá entre nós, achei que ela estava um pouco fora da idade do elenco. Mas confesso que existe sempre a curiosidade de ver atores marcados por um papel fazendo outros.

Enfim, As Vantagens de Ser Invisível é um filme interessante e cativante. Por ser um filme autoral, percebe-se a alma da trama dentro do filme, fiquei curioso de ler o livro mesmo depois de ter visto o filme, algo me diz que o livro pode ter elementos mais interessantes. O diretor ainda é marinheiro de primeira viagem, esse é o segundo longa dele, mas mesmo assim ele se mostrou focado na história e nos personagens, ao invés de querer mostrar competência como diretor pirando nas tomadas do filme.

Recheado de frases de efeito como “Nós somos infinitos” ou “Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos” sem soar piegas, o filme consegue passar por vários questionamentos que passamos pelo fim da adolescência e que permeiam a nossa vida adulta. Recomendo o filme para todos os gordos que tiveram uma adolescência conturbada e sofreram bullying, mas ao encontrarem desajeitados como eles viram que tudo melhora com o tempo, e que de desajeitados o mundo está cheio. Os deixo com um clássico do rock que embala uma das cenas do filme que faz você se apaixonar pelos personagens de sua trama.

Avaliação: