Top CnC: 5 livros de ficção científica que você deveria ler

Sim seus bostalhudos! Nem só de animes/mangás/séries de TV/filmes/HQs/Jogos (caralho!) vive o Cocô na Cuia! Nós também temos a categoria de literatura – que nunca é utilizada, obviamente.

Ela tá toda pimpona por emprestar livro na biblioteca

Para preencher esta lacuna, este que vos fala traz para vocês uma lista com 5 livros de ficção científica que você deveria ler o mais rápido possível porque (1) são bons (2) você quer parecer todo pimpão e culto pros seus amigos gordos hipsters.

#5 Out of the Black por Lee Doty

Out of the Black é um misto de ficção científica com fantasia e magia. Um romance policial contado em duas histórias que se fundem em um ponto – nada inovador concordo mas mesmo assim é divertido – onde um detetive investiga um assassinato um tanto quanto bizarro e uma enfermeira começa a vivenciar sensações estranhas ao ver um homem que se jogou dum prédio cair num carro à sua frente.

A história não é nada revolucionária mas é bem cativante e divertida especialmente pelo misto dos dois gêneros literários.

#4 Metagame por Sam Landstrom

Ah Metagame… O livro mais próximo de descrever a masturbação mental que são os jogos de videogame/computador. A história segue descrevendo como a sociedade entrou num modo praticamente feudal com castelos onde as pessoas vivem e jogam diversos tipos de jogos (alguns produtivos outros apenas pra matar tempo) em busca de nada mais nada menos que: imortalidade. Aqui pode, e tem, mais de um.

A história segue o personagem D_Light (I know, right?) e suas aventuras após ter cometido mais um PK espetacular – sério – e ser chamado para um Metagame que são eventos que apenas os mais poderosas (castas manja?) participam e onde os prêmios são absurdos.

Bom romance de estréia e como a própria temática do livro sugere é uma masturbação mental do começo ao fim. Recomendo dado que além de tudo várias sub-histórias são desenvolvidas de maneira satisfatória.

#3 Silmarillion por J. R. R. Tolkien

Hah! Seguindo a minha tradicional receita Top-N mas apenas (N-1) itens aqui fica Silmarillion. Apesar que já dizia Arthur C. Clarke que tecnologia altamente avançada pode parecer magia para os idiotas (nós) o livro é sobre fantasia e muito bom igual. Melhor que o Senhor dos Anéis.

#2 Containment por Christian Cantrell

Antes de tudo: Christian Cantrell é a porcaria de um cientista da computação como eu (como você, como a Vânia sua esposa …) e seus livros deixam isso bem claro por parecerem mais um programa estruturado de computador do que qualquer coisa.

A história segue uma expedição de 100 pessoas para Vênus onde uma colônia foi estabelecida e as mentes mais brilhantes estão vivendo e tentando torná-la habitável.

Você segue a história de Arik que faz parte da primeira geração nascida em Vênus (venusianos, lol) em sua busca em aumentar a eficiência da produção de O2 na atmosfera controlada que eles vivem. Aqui mais uma vez a história segue duas linhas de tempo que se fundem no final – e mais uma vez, apesar de clichê, vale muito a pena. Christian tem mania de enfiar uns twist end nas suas histórias mas ao contrário do M. Night. Shakiramyalaman ele faz bem (morra Gordo).

O mais legal? O livro tá disponível “de graça” sob uma licença Creative Commons no site do autor. Leia duma vez pombas!

#1 Ender’s Game por Orson Scott Card

A obra prima será descrita apenas por dois parágrafos porque eu pretendo escrever um Revéia completo sobre o livro de 1985 e entro em detalhes lá. Aqui você fica apenas com a versão curta que garantiu à Card o prêmio Nebula no mesmo ano e Hugo em 1986.

A Terra já foi atacada duas vezes pelos Abelhudos (Buggers no original) e dessa vez a poha ficou séria e numa praticamente impossível união de blocos governamentais foi estabelecido um exército mundial que além de tudo buscaria e treinaria as mentes mais brilhantes de crianças para que fossem atacar no planeta dos ETS. Afinal, o tempo que levaria pra chegar lá eles já seria generais (oi?). Vale a leitura porque é ficção da pura com espaço + crianças gênio + mortes + manipulação política. E logo vem um filme! 


 

E é isso cambada de vagabundo! Agora botem o cérebro de vocês pra trabalhar e vão ler um livro também além de todo o resto que vocês fazem. Os noems dos livros estão em inglês porque eu não sei se eles estão todos publicados em português e porque de boa, tradução nos nomes é sempre uma merda. Ender’s Game virou Jogo do Exterminador.