João e Maria: Caçadores de Bruxas – Review

A geração massa-véio bate à porta de mais um clássico infantil!

PrimeiraFiguraDosPostsdeREVIEWSdeFilmes-Template

Depois da Chapéuzinho Vermelho e Branca de Neve, agora é a hora de Joãozinho e Maria ganhar uma versão com trabucos e metralhadoras!

Vamos deixar uma coisa bem clara: eu sou o primeiro a execrar essas versões ‘massa-véio’ (ou, em bom Curitibês, ‘Tesão Piá’). E, pelo trailer de João & Maria: Caçadores de Bruxas , o filme parecia uma bela bosta e não me empolgou nem um pouco. Metralhadora giratória na Idade Média? Fala sério!

‘Mas e você pagou pra ver essa bosta?’, você pergunta? Sim, pequeno gafanhoto, fui no iMAX todo pimposo achando que ia assistir (finalmente) o Hobbit e me deparo com esse filmasso em cartaz.

Caras, mas não é que eu me diverti à beça com o filme? Tudo bem, minhas expectativas não podiam ser mais baixas, mas mesmo assim, o filme conseguiu me surpreender. E positivamente, por incrível que pareça.

O filme conta a história de João / Hansel (Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro) e Maria / Grethel (Gemma Arterton, a IO de Fúria de Titãs) após os eventos vistos no conto de fadas. Ou ‘SEJE’, após eles queimarem a bruxa na casa de doces, eles resolveram virar ‘sangue nos zóio’, se armaram de trabucos e metralhadoras (?!?). Não faz sentido nenhum pra você? Nem pra mim! E, sinceramente, nem precisa.

A ação acontece quando os irmãos vão investigar o desaparecimento de várias crianças em um pequeno vilarejo, e acabam se envolvendo com uma poderosa bruxa, vivida pela tiazeira enxuta Famke Jansen (a Jean Grey dos X-Men). A partir daí são tiros, ação ininterrupta e violência gratuita. Sim, o filme conta com uma quantidade absurda de sangue, o que lhe rendeu uma censura alta nos cinemas.

O grande trunfo de João e Maria é não se levar a sério. O filme é uma bosta e sabe disso. Frases de efeito e canastrices permeiam a obra, assim como a já supracitada violência gráfica.

E, assim, sem maiores pretensões, o filme diverte e rende uma boa sessão da tarde. Eu me diverti.

Notas-30