Review: Superman Terra Um (Vol. 1)

superman-terra-um-capaEsse fim de semana estava almoçando no shopping e, como de costume, parei nas livrarias pra ver qualquer tralha. Deparei-me com Superman: Terra Um da Panini. Mandei uma mensagem para os outros dignos senhores do Cocô na Cuia para saber se valia a pena:

photo (1)

Reparei que havia a versão original da DC também — custando três vezes mais. Comparei a qualidade do papel, capa e um pouco da tradução. Tirando a capa americana ter um efeito mais fosco e a da Panini ser brilhante, o preço foi fator decisivo. Munido do artigo literário em questão e hoje chovendo na terra do leite quente, fiz um chá de boldo porque comi churrasco demais e fui ler a obra.

Ficha técnica

  • Nome: Superman: Terra Um
  • Editora: Panini
  • Páginas: 140
  • Papel: Couché (oi?)
  • Autor: J. Michael Straczynski
  • Arte: Shane Davis

História

Cara, acho que como o Batman: Terra Um a proposta dessa linha é contar a origem dos personagens da DC duma maneira conhecida porém diferente. Nesse ponto eu gostei bastante já que começamos vendo o garoto de Smallville indo para Metropolis em busca de emprego.

"que que eu faço agora?"
“que que eu faço agora?”

Ele faz testes para um time de futebol americano, esculacha pesquisadores de Harvard ao dar a solução do problema de energia e otras cositas más sempre recebendo ofertas astrondosas como ele deixa claro para Martha, também conhecida como mamãe.

O ponto alto se dá quando ele resolve ir no Planeta Diário e não apenas não sai com uma oferta de emprego como ainda é chamado de “nada de mais”. Digamos que ele fica #chatiado e até joga fora o papel pra se candidatar a uma vaga.

superman-burn
Dói ser comum né Clark?

Sem mais delongas, como uma boa história de superheróis, um vilão aparece e começa a destruir geral pra chamar atenção do Superman.

… E é isso. Querem mais leiam.

Avaliação do Mamica

Vamos pelo princípio de tudo. Ao contrário do Gordo, Balão e Bobs que são fanáticos por quadrinhos desde que seus bilaus nem pentelhos tinham, eu sou um belo cagalhão que nem lê/acompanha direito então o fato do texto ser do Straczynski pode fazer com que eles tenham orgamos. Eu apenas leio o nome do autor.

Isso é, até que eu descubra que foi ele quem escreveu aquela merda de Ninja Assassino e eu fique com o pé atrás dessa bosta toda! Como já tinha gastado os suados (!!!) reais no produto me dei ao trabalho de ler. Não me arrependi.

O texto é bem simples e direto sem tentar alienar o leitor de maneira a julgá-lo. Serve como uma boa apresentação de um clássico herói da humanidade até porque mesmo com as diferenças acima citadas, ela ainda remete àquela coisa da sua origem humilde com seu pai sendo uma grande influência.

Ponto forte quando a sua mãe deixa claro que o motivo de sua fantasia não ter máscara é para que as pessoas vejam um homem e a bondade nos seus olhos. Mais forte ainda quando ela diz que “a máscara é o que você vai ter que usar todo o resto do tempo”.

~Le Mask
~Le Mask

A arte de Davis se mostra bem executada em especial nos momentos – pra lá de repetidos – de quando Clark está em um certo desapego com a realidade. Um pouco poluída durante as pancadarias mas que ainda assim se encaixam no foco total da cena.

Gostei muito também das expressões de todos os personagens envolvidos conforme o surgimento do acontece: desde Jim e Lois até o pessoal do exército. Em especial, junto com o texto do velho Stracz, quando Clark coloca o uniforme de jornalista e, não apenas sua roupa, mas toda sua postura e feição muda.  Remetendo até mesmo sobre aquelas histórias da época de ouro do Clark que parecia mais … amedontrado.

superman-transformacao

Considerações Finais

Starczynski fez com que eu tivesse vontade de ir editar a Wikipédia e colocar que quem escreveu Ninja Assassino foi seu gênio do mal de tanto que eu gostei desse troço. Quem dera ele não tivesse essa merda no currículo e finalmente começo a entender o porquê do Gordo ter sonhos molhados com ele. Ou era com o Morrison?

Davis mostra que mesmo um personagem que já foi feito e refeito mais do que cobertor na casa tua vó, pode ter um ar novo e renovado dado à ele sem tirar o ar conhecido e seguro que todos temos dele.

Notas-5