Review: Evangelion 3.0

EVA-3-Capa

Então aí estava você digno otakuzinho pensando como era legal que o Hideki Anno havia feito a terceira parte do Rebuild of Evangelion e que se o Mamica ainda não tinha descido o cacete na obra provavelmente era boa. Ledo engano meu caro pupilo. Ledo engano.

Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo (ヱヴァンゲリヲン新劇場版:Q Evangerion Shin Gekijōban: Kyū) como o nome já diz é a terceira parte da série que reconta mais uma vez a história de Shinji, os “robôs” gigantes Evangelion e o fim do mundo que se aproxima. Clichê? Talvez pareça mas o fato é que a série é responsável pelo culto de fãs mais mala que existem e olha que trekkies são bem malas.

Você pode se perguntar o porquê d’eu ter decidido fazer este review apenas agora sendo que o filme foi lançado há mais de 6 meses. Primeiro de tudo eu precisava ter acesso à uma cópia do filme né? Segundo que eu não havia visto os dois primeiros e como eu já sabia que as mudanças dos primeiros tinham sido suaves ainda não tinha tido muito empenho em ver essa parafernalhada toda.

Pra resumir o que vem a seguir, pegue essa tabela abaixo comparativa do nível de variação da série de TV original com a sua contraparte dos filmes:

Jóinha se você entendeu a %
Jóinha se você entendeu a piada do %

É meu amigo… A porra ficou sér– aliás, ficou bizarra mesmo! Enquanto o primeiro filme foi relativamente fiel e o segundo mudou várias coisas pequenas mas com o mesmo tom, o final já devia nos deixar preparado para o que viria. Pra quem não lembra, no final do 2.0 temos que o (Quase) Terceiro Impacto já é iniciado dentro do Geofront da NERV.

Indo na contramão do nível jornalístico do Cocô na Cuia vou fazer apenas um spoiler sobre o filme e depois dar o meu apreço. O filme se passa 14 anos depois do (Quase) Terceiro Impacto. O que isso significa?

near-3rd-impactCara, significa o que caralhos o Anno queria desde incluir um misto de Nave-Espacial/Porta-Aviões/Esqueleto-de-Baleia chamada AAA WUNDER usada pela organização WILLE que usa como fonte de energia um Evangelion até a Asuka mantendo a mesma aparência de 15 anos de idade por causa da “maldição do Evangelion”. E não é que menti sobre os spoilers?

Você, telespectador, é literalmente jogado num mundo novo de Evangelion onde muita coisa mudou com relação ao que você achava ser verdade. Desde Misato sendo mais fria com Shinji até um Geofront destroçado.

Aliás a Misato ficou mais poderosa. Vindo do Japão historicamente misógino é até engraçado
Aliás a Misato ficou mais poderosa. Vindo do Japão – historicamente misógino – é até encantador <3

O filme é extremamente complexo do ponto de vista de para onde a história vai e de onde a história veio. Não apenas pelo vazio de 14 anos mas também por nos mostrar tudo como se (parecesse) ser com a mesma ignorância aos fatos que Shinji que acaba de acordar de um sono de, surpresa, 14 anos.

Grande parte do filme por sinal se passa com a relação de Shinji e Kaworu e a ambiguidade desse relacionamento do ponto de vista do primeiro. Isso sempre foi algo que me agradou na série e fico feliz que se manteve. De resto, Shinji continua a mesma merda de personagem de sempre: só funciona sobre pressão, sempre toma as decisões erradas e não tem nada no armário além de uma calça preta e uma camisa branca de manga curta.

Lançado moda desde 1995.
Lançado moda desde 1995.

Logo que terminei de ver o filme admito que fiquei puto por não ter entendido porra nenhuma do que tinha acontecido. Depois, me acalmei e percebi que Evangelion sempre foi dessa maneira que não entendíamos muito da história e ficávamos sempre pensando o que aquilo significava.

Ao fazer o que fez com o filme 3.0, Anno consegue trazer vida nova à uma série que todos nós já dávamos como completa e sem espaço para mudar enquanto nos deixando tão perplexos como ficávamos há 15 anos atrás.

Notas-45Falando Nisso: Como de praxe, depois dos créditos há cenas do próximo filme que mostra um misto do EVA 2.0+8.0 lutando e outras coisas mas caso você tenha esquecido, no final do 2.0 houve várias cenas que não deram nem um peidinho nesse filme 3.0 então acredite se quiser!