Star Trek: Além da Escuridão – Review

KHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAN!

PrimeiraFiguraDosPostsdeREVIEWSdeFilmes-Template

Spoiler logo na linha de chamada? Tem coisas que só o CNC faz por você! <3

Fala macacada! Desde o primeiro filme  desse reboot cinematográfico de Star Trek que o diretor J.J. Abrams tem uma árdua tarefa: conquistar novos fãs para franquia, ao mesmo tempo que tenta agradar os fãs mais chatos do universo. E não é que ele está conseguindo?

alem-da-escuridao-star-trek-10dez2012

Bom, Jota Jota já começou acertando: fez questão de deixar bem claro que seu universo era paralelo ao ‘cânone’ original (sim, Trekkies xiitas chamam desse jeito). Isso abriu até um espaço para divertidas interações entre  o novo e o velho Spocks, em ambos os filmes.

star-trek-2-trailer-06dez2012-08

Além da Escuridão começa exatamente de onde o antecessor parou: Um inconsequente Capitão Kirk  bota a Enterprise e toda sua tripulação em risco para salvar o Comandante Spock. Rebaixado por seus superiores, ele precisa engolir o orgulho e assumir uma posição abaixo de seu antigo capitão. Eis que  um ex-membro da Federação, John Harrison (que na verdade é o vilão Khan… RÁ! SPOILER!) começa uma série de atentados terroristas, e assassina vários membros do conselho.

star-trek-2-into-darkness-alice-eve-underwear sexy alem da escuridao atriz seminua foto filme loucosporfilmesblognet

Kirk é então reinstaurado como capitão da Enterprise e embarca numa jornada de vingança contra Khan, ops, John Harrison, que refugiou-se num planeta Klingon, raça alienígena antagonista aos humanos. Benedict Cumberbatch (o Sherlock Holmes da telessérie) está bem à vontade no papel de vilão. Ele é aterrorizante e ao mesmo tempo extremamente frio e calculista. Li muitas críticas reclamando que ele não possui o mesmo carisma do Khan original, e nem ligo. Na real a idéia de um superser que passou séculos e mais séculos adormecidos ser completamente apático é muito mais coerente (e assustador) que um vilão irônico e ‘descolado’.

star-trek-2-trailer-06dez2012-06

As cenas de ação também não decepcionam. O diretor usa e abusa do 3D em momentos chave, que dão uma sensação de imersão ainda maior em algumas cenas. Pena que os Klingons acabaram relegados a coadjuvantes na trama, e foram extremamente subaproveitados.

star-trek-2-trailer-06dez2012-13

Só achei que podiam ter ousado mais. Como falei no início desse review, J.J. Abrams sempre teve o cuidado de dizer que o seu universo é paralelo ao original, uma ‘Terra-2’ para nós que gostamos de quadrinhos ou um ‘gaiden’ para Otakinhos que nem o Mamica. Então achei que faltou ousadia sim: por um momento *SPOILER* achei que Kirk ia de fato bater as caçuletas *SPOILER*, mas numa reviravolta safada no final conseguem salvar a vida do bom capitão. Já pensaram, mr. Spock promovido? Tanto que é ele que profere a célebre frase ‘KHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAN!’ no filme, e não Kirk, uma inversão de valores que deixa bem claras as intenções do tio Jota.

Enfim, seja você um Trekkie ou não (eu particularmente não conheço muito da série original), Além da Escuridão é um ótimo e divertido filme de ficção científica (gênero este que, como falo exaustivamente  aqui no CNC, carece de boas obras). Definitivamente fiquei com vontade de conhecer mais sobre a série / filmes antigos.

Notas-40