Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Um clássico revisitado.

Primeira Imagem

Final Fantasy XIV desde o começo foi um grande tiro no pé da Square-Enix. E não é demérito da empresa não, é uma demanda de mercado: em um mundo cada vez mais ocidentalizado, criar um RPG MMO (massively multiplayer online) oriental (ou um jRPG, se preferir) não é uma tarefa nada fácil.

Lançada em 2010, a primeira versão do game foi um fracasso retumbante tanto de público quanto de crítica. Também pudera: apesar dos gráficos impressionantes para um MMO, o jogo era pesado, cheio de bugs e ‘pelado’ em conteúdo. Muitas críticas inclusive definiram o jogo como ‘injogável’.

FFXIV_ARRAlguns patches foram lançados, corrigindo problemas e adicionando conteúdo (quests, NPCs, etc). O jogo realmente melhorou, mas ainda ficou muito aquém de fazer jus ao nome da franquia que carrega.

2027

Eis que na E3 de 2012 Yoshi P, novo produtor executivo do game anunciou uma completa remodelagem do game, ainda em 2012. E o que prometeram foi cumprido: a Square-Enix investiu mais algumas milhonetas de dinares e fez um ‘extreme makeover’ no game. Entre as mudanças, novos gráficos, mundo totalmente remodelado, novas quests e enredo.

Final-Fantasy-XIV-A-Realm-Reborn-9

Eu já era jogador de FFXIV desde sua primeira versão (sim, sou verme) e, sinceramente, nunca achei tão ruim quanto a crítica pinta. Realmente, faltava conteúdo e refino no sistema de jogo, mas sempre vi que o game tinha um potencial imenso! Como já tinha jogado por um bom tempo, fui selecionado para o Beta Test do novo jogo (A Realm Reborn, ou RR para os íntimos).

294153d036dc6a7a3043581216c7b0f5

A primeira impressão não poderia ter sido mais positiva: o game permite importar o personagem da versão antiga, com todos os equipamentos atualizados, dinheiro e level. Isso mesmo galera, Steve Dando está de volta!

O quê? Não conhece o Steve Dando? Então relembre suas aventuras:

http://www.coconacuia.com.br/2010/11/mega-saga-coco-na-cuia-cnc-chronicles/

http://www.coconacuia.com.br/2010/12/mega-saga-coco-na-cuia-cnc-chronicles-capitulo-ii/

http://www.coconacuia.com.br/2011/01/mega-saga-coco-na-cuia-cnc-chronicles-capitulo-iii/

Por outro lado, importar personagem no final das contas não foi tão bom assim: Eu era GLD (gladiador) nível 28, e as outras classes estavam todas em média no nível 10. Como todas as quests (inclusive a principal) foram refeitas do zero, comecei fazendo quests a partir do nível um. Isso deixou o game um tanto quanto fácil no começo.

FFXIV_ARR (1)

As ‘raids’  (eventos coletivos bem comuns em MMOs) aqui se chamam ‘ Fates’  e possuem uma estrutura bem interessante: você nivela seu nível com os demais participantes para entrar, o que evita jogadores de alto nível ‘apelões’.

O único contra do beta é o fato dele abrir apenas nos finais de semana (durante a semana ele fica fechado para manutenção). E, por ‘fim de semana’ subentenda-se ‘no Japão’, ou seja, jogadores aqui das américas possuem uma janela menor ainda para participar.

FFXIV_ARR_Screenshot-8

Enfim, Final Fantasy XIV já era o MMO mais bonito do mercado. Com ‘A Realm Reborn’ ele mostra que não quer ser apenas mais uma carinha bonita, e que vai entrar no mercado como concorrente de peso! Ansioso pela versão final!