Steam Diaries – Might & Magic Heroes VI Complete Edition

PrimeiraFiguraDosPostsdeREVIEWSdeGAMES-Template

Rá! Bando de félas! Estou de volta para a seguuuunda rodada do Steam Diaries. Dessa vez, um jogo mais mainstream, mas de uma série que eu gosto muito: Heroes of Might & Magic (que nesse último game, por algum motivo, inverteram o nome).

A série, como o nome mesmo sugere, é um derivado da franquia Might & Magic. Para quem não sabe, M&M é uma série de RPGs eletrônicos  iniciada láááá em 1986, para os antigos computadores da Apple. O último jogo da série principal foi o IX, ainda em 2002. Após 11 anos, o décimo capítulo foi anunciado para setembro ainda deste ano. Mas isto é história para outro post.

Might-Magic-Heroes-VI-17

Might-Magic-Heroes-VI-6

O primeiro Heroes of Might & Magic foi lançado pela extinta New World Computing no longínquo ano de 1995, e trazia uma abordagem mais estratégica à mitologia de M&M. O game foi chupinhado na  cara dura do mais antigo ainda King’s Bounty também da NWC (e que também ganhou algumas releituras recentemente).

mmh6sanctuaryadventuremap12_74981745170_2812 mmh6_previews_-battlemap_2-l

Desde que foi lançado lá em meados da década de 90 para cá, pouco da mecânica do jogo foi mudada o que particularmente acho ótimo, afinal, time que está ganhando… mas isso pode causar certa estranheza em jogadores mais novos, principalmente àqueles que foram criados à base de leite de pêra no sótão da avó e são fãs de God of War.

Então espere aqui por  longas e demoraaaaadas batalhas por turnos (sim, turnos, você sabe o que é isso?) quase como partidas de um xadrez mais elaborado.  Até a movimentação é por turnos, então não vá com expectativas de ver nada parecido com um RTS.

529268_full 15446

A jogabilidade deste sexto game foi levemente simplificada em relação aos anteriores: menos recursos (só gold, ore, wood e crystal), construções mais intuitivas em cidades e por aí vai, mas não perdeu a essência.

Como de praxe, você controla um herói, que no melhor estilo RPG, possui nível, troca de equipamentos, adquire novas habilidades… mas seu herói basicamente funciona como suporte. Quem efetivamente entra nas porradarias é o seu exército. E para melhorar o exérctio, você precisa construir sua cidade, conquistar outras, e todo esse trololó já conhecido dos games de estratégia.

2011-10-13_00001

O jogo não necessariamente é lançamento: saiu em meados de 2011. Mas teve uma expansão no começo de 2013, com novas facções e campanhas, que levou ao lançamento de M&MH VI: Complete (esse que peguei na Summer Sale) logo em seguida.

Might & Magic Heroes VI - Shades of Darkness

Enfim,  um baita jogo de estratégia, e uma ode aos jogos do passado, que, apesar das poucas mudanças (exceto visuais) prova que a fórmula está mais atual do que nunca. Mas só é recomendado para jogadores de RPG e estratégia mais hardcores, quem vai esperando um pouco mais de ação com certeza se decepcionará!

Notas-40

  • Gustavo

    Será que o jogo sairá para Mac??