Metallica: Through the Never – Review?

É um show? Siiiiim! É um filme? Tambéééééém!

PrimeiraFiguraDosPostsdeREVIEWSdeFilmes-Template

Só que o show é bom e o filme é uma merda!

Through the never é o projeto ambicioso da maior banda cover de todos os tempos (maior até que Emmerson Nogueira e Danni Carlos), o Metallica. A idéia era unir música à músculos cinema, totalmente filmado em 3D e em câmeras iMax para que o público tivesse uma experiência inesquecível. Deu certo? Óbvio que não!

metallica-through-the-never-behind-the-scenes

 Primeiro o investimento: o próprio Metallica desembolsou cerca de 18 milhões de obamis da própria carteira recheada para viabilizar o projeto, e o filme foi um fracasso retumbante nas bilheterias (pelo menos por enquanto). Também pudera, ver um show em uma sala de cinema, realmente não é hábito do grande público.

Segundo, o formato:  as cenas de ‘filme’ do longa são desconexas e sem sentido algum. Apesar de alguns efeitos especiais bacanas, estão ali só por estar: poderiam ser cortadas sem prejuízo algum para o produto final. O filme inteiro parece um video-clipe de 1h30.

metallica_through_the_never14_1020_large_verge_super_wide

Na ‘pseudo-história’ do filme, o roadie Trip (ahn, ahn?) precisa sair em busca de um caminhão que ficou sem gasolina no meio da estrada, que teoricamente contém algo essencial para o show do Metallica (mas que o filme em momento algum fala o que é). Tudo isso enquanto o show está rolando! Enquanto Trip não volta com a bagaça, coisas estranhas começam a acontecer no palco, como equipamentos pifando e pedaços de cenário caindo, o que vai deixando os membros da banda emputecidos. Sim, é tão retardado quanto isso mesmo.

metallica_through_the_never13_1020

Mas o show em si é bem bacana e muito bem produzido: numa arena 360 eles ‘reciclam’ vários cenários de turnês antigas enquanto relembram clássicos. Destaque para ‘Orion’, loonga (e foda) música instrumental tocada durante os créditos. A única música do recente Death Magnetic foi Cyanide (pena, gostaria muito de ouvir All Nightmare Long). Apesar do show ser maneiro e o 3D ser bem honesto, não é nada muito diferente do que o Metallica já vinha fazendo desde que entrou em turnê com esse último álbum, e já registrado em vídeo com ‘Orgullo, Pasión y Gloria’, ‘Quebec Magnetic’ ou o próprio Rock in Rio. For a que assistir show em um cinema não tem o mesmo impacto de assistir ao vivo (mesmo que você esteja na última fila da arquibancada mais longe)

metallica-through-the-never1

Enfim, como um filme, Through the Never é um ótimo show. É bacana para fãs da banda assistirem no telão do iMax, mas, sinceramente, acho que me sentiria muito  melhor assistindo do sofá de casa, tomando uma cerveja e coçando o saco.

 Setlist Show:

 “The Ecstasy of Gold”

“Creeping Death”

“For Whom the Bell Tolls”

“Fuel”

“Ride the Lightning”

“One”

“The Memory Remains”

“Wherever I May Roam”

“Cyanide”

“…And Justice for All”

“Master of Puppets”

“Battery”

“Nothing Else Matters”

“Enter Sandman”

“Hit the Lights”

“Orion”

Notas-25