Heróis da Ressaca – Review

PrimeiraFiguraDosPostsdeREVIEWSdeFilmes-Template (Cópia em conflito de freedom 2013-03-23)

Com certeza você deve ser lembrar de pelo menos um filme sobre tiozões sofrendo crise de meia-idade e saindo aprontando 1001 confusões por aí como se fossem garotões de volta, não é mesmo?

São aqueles típicos filmes que estão fadados a aparecer na Sessão da Tarde da Globo daqui a alguns anos. Heróis da Ressaca (péssima tradução brasileira para ‘The World’s End’) tinha tudo pra ser mais um desses filmes. Mas não é.

O filme, fruto da dobradinha britânica Edgar Wright e Simon Pegg (os mesmos dos também excelentes Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e Paul) conta a história de Gary King (Pegg) e sua turma do barulho, que quando adolescentes tentaram fazer a ‘Gold Mile’, um ‘Pub Crawling’ de 12 bares percorrendo a cidade, terminando no pub World’s End (Fim do Mundo) que dá nome ao título original. A empreitada obviamente não deu certo já que todos caíram bêbados antes do fim da trilha.

the-worlds-end-simon-pegg-nick-frost-martin-freeman1

The World's End

Vinte anos depois, todos os amigos cresceram e tocaram suas vidas com empregos, familias, e outras chatices mais que apenas a vida adulta pode te proporcionar. Todos, menos Gary King, que ainda insiste na idéia de voltar à sua cidade natal e tentar percorrer novamente a Gold Mile. Depois de certa relutância, Gary consegue reunir toda a gangue para a jornada de bebedeira.

Típico, batido e clichê. Certo? Certíssimo! E é isso que torna o segundo ato do filme ainda mais surpreendente! O próximo parágrafo contém SPOILERS, leia por sua conta e risco.

worlds-end-freeman-considine-pegg-frost-marsan

*SPOILERS*

Ao voltarem à cidade, o grupo de amigos descobre que nem tudo o que parece, e seus vizinhos foram trocados por… robôs alienígenas de sangue azul? Oi? E mesmo assim, em meio à uma invasão alienígena e tudo mais eles tentam completar o ‘pub crawling’. É um nonsense quase oitentista, chega a dar saudades daqueles clássicos da sessão da tarde.

*FIM DOS SPOILERS*

t

the-worlds-end-poster-uk-quad

Também como outro atrativo do filme, temos um elenco ‘estrelado’ de atores britânicos. Além de Simon Pegg e Nick Frost (dupla recorrente de protagonistas nos filmes de Wright), Pierce Brosnan (ex-007), Martin Freeman (o Bilbo do Hobbit) e Rosamund Pike (aquela Bond-girl que manjava dos paranauê da esgrima) completam o cast.

Outro acerto da dupla britânica, provando que eles conseguem fazer filmes muito além dos estereótipos impostos por Hollywood. Heróis da Ressaca não se apega a nenhum rótulo, nenhum gênero, e isso que faz dele um filme ainda mais especial.

Notas-45