Deus é brasileiro. Os X-Men também.

Fabricada artesanalmente (raio gourmetizador), com a intenção de resgatar parte da história dos quadrinhos nacionais (ou porque ninguém mais teria coragem de republicar essa parada), foi lançada recentemente os Arquivos de Gedeone Malagola – Os X-Men em Ação! (formato americano, 92 páginas, preto e branco, R$ 56,00 com frete incluso).

Cuma? HQ Nacional? Com os Xis-Men? Isso mesmo! É que, em 1968, o mestre do quadrinho nacional Gedeone Malagola criou dez aventuras dos X-Men, com desenhos de Walter Silva Gomes, publicadas, na época, pela Editora GEP.

XMen_Gedeone

Isso porque os gibis norte-americanos originais possuíam cerca de 20 páginas e a GEP não contava com muitos anunciantes para preencher as páginas restantes em seus gibis para encher linguiça. Assim, optaram por encomendar a artistas brasileiros a produção de novas histórias dos X-Men, que variavam de oito a dez páginas – e é bem pouco provável que a Marvel soubesse disso. Anos depois, Gedeone afirmou que a “Casa das Ideias” teria autorizado essas HQs (aham, sei).

A edição apresenta todas as HQs nacionais dos X-Men produzidas pela dupla para a GEP, além de textos e matérias de Roberto Guedes.Gedeone Malagola é criador do super-herói brasileiro Raio Negro e autor de várias HQs de faroeste, guerra, terror, romance e super-heróis.

Confiram algumas páginas (e desculpem a qualidade podre das IBAGENS):

gep10capa278

gep08x-men284

gep07x-men283

gep05x-men282

gep02x-men281

O bafafá foi tão grande que até o Cu Sangrando noticiou a bagaça lá na gringa!

O título é um lançamento da Edições Waz e da GRRR! e editado por Worney Almeida de Souza e Marcio Baraldi. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail produtoraculturalwaz@yahoo.com.br.

Fonte: Universo HQ