Top CnC – Os 10 melhores jRPGs da geração passada!

 lostodyssey_01
Fala seus cocozentos! Vocês sabem o que é um RPG? E um jRPG? Ora, caro amigo, jRPG nada mais é que um RPG eletrônico feito no Japón. Antigamente, como os consoles tinha muita limitação tecnológica para a complexidade de um RPG, os japoneses inauguraram um estilo próprio, que teve seu debut com a série Dragon Quest. O estilo era definido por seus personagens carismáticos em estilo mangá, plots envolventes e batalhas por turnos. Tivemos vários expoentes do gênero, e seu auge na era 16 bits (vide Chrono Trigger e Final Fantasy VI).
Mas, com a globalização do mercado de games, e um provável monopólio da dominante de mercado Square-Enix (como já mencionei na série Hooligans Nerds), fez com que este genêro caísse de certa forma no ostracismo. Nem de longe ele possui mais o ‘glamour’ de outrora, e a maioria dos jRPGs atualmente está tentando uma ‘ocidentalização’ para conquistar o mercado além-mar. Mas esta estratégia ao invés de revigorar o gênero, está apenas ajudando a enterrar. Não me leve a mal,  curto muito jogos como Dark Souls e Dragon’s Dogma, mas eles não passam de enlatados americanos feitos no Japão, não tem mais aquela peculiaridade dos jogos japorongos.
Com a série Final Fantasy aconteceu ainda pior. Pra não ‘ocidentalizar’ demais, tentaram encontrar um meio-termo. O resultado não poderia ser mais infeliz: um sistema de combate sem graça que tenta – miseravelmente  – mesclar elementos de real-time e turnos (mas que você não precisa fazer praticamente nada), história meia-boca e confusa, e uma linearidade de dar raiva.
Mas eis que, mesmo neste contexto, surgem alguma pérolas, alguns jogos que desprezam totalmente as regras do mercado e honram suas raízes nipônicas, e trazem aquele sentimento saudosista especial de Chrono Triggers e Final Fantasies de outrora para nerds velhos, gordos e rancorosos como eu!
A nova geração ainda não apresentou nenhum jRPG responsa / exclusivo. O único que me vem à mente é o Natural Doctrine de PS4, mas além das más línguas dizerem que o jogo fede, ele nada mais é que um port safado do de PS3… Então, pra aplacar os ânimos dos jogadores que aindam esperam uma incursão dos japorongos nessa nova geração, fiquem com o Top 10 jRPGs da geração passada!
  • SEPHIROTH_1208

    BELO POST IRMAO, ERA EXATAMENTE O QUE EU ESTAVA PROCURANDO !

    • Obrigado Sephiroth! Espero que a lista tenha ajudado, são todos grandes games! Abs!