Star Wars e CnC – Acompanhe o passo a passo da ilustração de Lee-Gordo-Hoffa!

Arte de Lee Hoffa - www.coconacuia.com.br
Arte de Lee Hoffa – www.coconacuia.com.br

Fala meu povo, aproveitando o ensejo das férias e a inspiração oriunda da ansiedade pela estréia de Star Wars, episódio VII, O Despertar da Força, decidi colocar a mão na Cintiq e produzi a ilustração comemorativa que agora ilustra nossa página do Facebook e o logo do nosso site. Resolvi compartilhar um pouco do processo de produção dessa figura, nada muito complexo, apenas algumas imagens mostrando as etapas de construção da imagem.

  1. Rabisco – Meu rascunho é no papel mesmo, com lápis, super solto, sem muitos detalhes, apenas para composição da idéia e brainstorming. As vezes eu chego na imagem que eu quero de cara, como nesse caso, mas na maioria das vezes eu acabo fazendo dois, três, dez esboços.SW1-Rabisco

 

2. Desenho – Após digitalizar o esboço, eu começo o trabalho de carpintaria da imagem, no Photoshop com uma mesa digitalizadora, que consiste basicamente em desenhar todos os detalhes com um pincel circular de raio 3 px sem efeito de pressão, isso me ajuda a delinear melhor o meu traço e as formas do meu desenho, facilitando o meu acabamento e refinando a imagem.

SW2-desenho a 3

3. Arte final – Nessa etapa eu utilizo pincéis de raios variados e efeitos de pressão para dar contornos diferenciados aos personagens, o que me ajudará a posicioná-los no espaço, quem está na frente, quem está atrás e também dará um acabamento melhor à imagem final. Nessa imagem usei pincéis de raio 6 e 8px.SW3-a 6 e 84. Cor – Por fim, o trabalho de cor, que para mim é o mais excruciante. Começo aplicando cores bases e sólidas em todos os personagens e depois vou trabalhando as texturas com pincéis variados.

SW4-colorido

5. Fundo – Normalmente eu integro os cenários com meus desenhos nas minhas ilustrações, mas nesse caso eu não quis perder muito tempo com o background, então desenhei um esboço linear da cabine da Millenium Falcon, bem por cima, apenas para dar uma ambientação e brinquei com efeitos de luzes produzidos por pincéis com transparência. Os círculos da janela da nave eu fiz desenhando a forma básica bem simples e aplicando efeitos de extrusão e gradiente.

SW5-coloridoEcomFundo

Pra finalizar, coloquei um logo do site baseado na fonte da saga e assim chegamos à imagem mostrada no início desse post?

Curtiu? Se tiver alguma dúvida sobre qualquer etapa desse processo preguiçosamente mal explicado, confesso, jogue sua pergunta aí nos comentários e terei prazer em responder.

Abraço do Gordo.