PS4K é o rumor que eu mais quero que seja mentira ou verdade diferente

Então que nas últimas semanas tem rolado um rumor forte de que a Sony irá anunciar uma revisão do hardware do PS4 que teria suporte à 4K (ainda chamam de UltraHD?) ao qual muitos gamers estão chamando carinhosamente de PS4K. E o que isso significa pra você classe-média-sofre que tem dinheiro pra um PS4 mas não pra trocar todo ano de celular?

Vamos por partes que apesar de revisões de hardware não serem novidade — oi PS2! — uma mudança tão drástica ao ponto de mudar CPU e/ou GPU não é comum não sendo que recentemente a última idiota a fazer isso foi a Nintendo com o New 3DS. Apesar disso, a Nintendo manteve-se solidária aos seus antigos donos e até o momento conta-se nos dedos quantos jogos são exclusivos para ele enquanto a imensa maioria são pra 3DS com experiência melhorada no New 3DS.

new-3ds

No caso do PS4 com capacidade 4K, como são apenas rumores, alguns ainda conjecturam que na verdade o 4K refere-se apenas à capacidade de rodar blu-rays 4K e não jogos – dado que mesmo na GLORIOUS PCMASTERRACE rodar jogos em 4K não é exatamente algo barato computacionalmente falando. Veja a sequência lógica da Sony “financiando” seus formatos de vídeo com seus consoles:

  • PS2, DVD
  • PS3, Blu-Ray
  • PS4, 4k

Então o que teria de tão relevante neste upgrade de hardware?

playstation-vr

Isso mesmo! A nova menina dos olhos vidya: Realidade Virtual. O PlayStation VR vem e é óbvio que Sony vai querer a melhor experiência possível para seu novo caça-níquel então porque não oferecer um hardware novo que oferece adicional para seu apetrecho de VR?

Essa é a minha aposta (Blu-ray 4K, PlayStation VR) porque acho que mesmo que a Sony tenha burrice de sobra, culhões pra fragmentar sua base de jogadores eu acho que eles ainda não tem. Tem também aquela esperança porque quem somos nós aqui na Bananolândia para comprar atualização de console a cada 2 anos com o preço dos jogos beirando os R$400?

[ Agradecimentos ao Diller pela inspiração ]