Fear Effect – Franquia está prestes a reviver do túmulo

screenshot_12

A franquia Fear Effect, da Eidos (hoje absorvida pela gigante SQUEENIX) que rendeu um par de peitões games no começo dos anos 2000 vai voltar, 15 anos depois, com Fear Effect: Sedna. Ou pelo menos foi o que anunciou hoje a desenvolvedora Sushee. Confira o teaser do anúncio da bagaça:

Sedna será o terceiro game oficial da franquia, isto é, se ele bater a sua meta no Kickstarter. A campanha deverá iniciar nos próximos dias, com a permissão da Square Enix Collective, uma subdivisão de Square Enix voltada para promover os jogos indies e os “primos pobres” (Lembrando que o Collective surgiu de uma parceria com outro site de crowdfunding, o Indiegogo. Eita SQUEENIX, furando os zóio dos outros já?!).

A desenvolvedora Sushee está descrevendo o game como “uma aventura totalmente nova, das ruas de Hong Kong até o mundo gelado da Groenlândia”, e que estrelará o quarteto de protagonistas originais: Hana, Rain, Glas e Deke.

Para quem não é familiarizado com a série, FE era uma espécie de filho torto de Resident Evil com um Goldeneye 007 da vida, mas com algumas pitadas futurísticas e de ficção científica.

Mas não foi esse setting inusitado, nem os charmosos gráficos 3D com cell shading (na época uma novidade) que chamaram a atenção para o jogo, e sim a polêmica: As protagonistas, Hana e Rain possuiam um romance homo-afetivo, e volte e meia rolava umas ceninhas “picantes” entre as duas.

fear_effect_2___retro_helix_wallpaper_2_by_feareffectinferno-d6msigp

WAIT, WAT?

e75

Isso mesmo, sexploitation na cara dura.

E quando digo “Picantes”, é porque estamos falando de 2000-2001. Sexualidade era um tabu ainda maior do que é hoje, e video-games de maneira geral ainda eram considerados brinquedos para crianças. Em pleno século 2k16, rever as tais cenas quentes chega até a dar vergonha alheia de tão bobas que eram. Ainda mais para nossos padrões atuais, em tempos de VR e WAIFU RAPE SIMULATOR.

Acreditem crianças: Na nossa época a molecadinha batia uma pra isso aqui!
Acreditem crianssos: Na nossa época a molecadinha batia uma pra isso aqui!

Enfim, acho uma ótima idéia “requentarem” essas franquias das antigas que já estavam praticamente esquecidas. Fear Effect por exempol teve o terceiro game (que sairia para o PS2) abruptamente cancelado quando o estúdio então reponsável pelo game fechou as portas.

Fora que isso abre porteira para outras propriedades intelectuais da Eidos seguirem pelo mesmo caminho e serem licenciados para desenvolvedores independentes pelo Square Enix Collective. IPs tais como Gex (aquele calango de óculos escuros) e Anachronox.

Tá.

Pera.

ANACHRONOX?!?

maxresdefault (3)

AWWWWWWWWWWWWWWWWW YEAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!

QUERO! ONDE EU ASSINO!?

(Pra quem não conhece Anachronox, foi uma espécie de Final Fantasy da zueira, que voou meio baixo no radar devido ao sucesso astronômico do próprio FFVII na época. Talvez eu até faça uma revéia em breve, já que o Gordo sugeriu e o game agora está na Steam).