Impressões de ‘Platinum Demo’, de Final Fantasy XV

FFXV-Platinum-Shot--(5)

Juntamente com o anúncio da data de lançamento (30 de setembro) de Final Fantasy XV, a SQUEENIX também anunciou um filme animado, uma minissérie de animes e um novo demo, intitulado “Platinum Demo”.

Disponível na PSN e Live desde o final da semana passada, o demo apresenta um sonho de Noctis (o protagonista), mas serve muito mais como uma demonstração técnica das mecânicas do jogo do que qualquer coisa. Se a intenção da SQUEENIX era convencer as pessoas a comprarem o game por esse demo, não sei se eles foram muito felizes na escolha.

A impressão que fica é que, se você não jogou o demo anterior (Episódio Duscae, confira nosso review aqui), nada em Platinum Demo faz muito sentido (principalmente na batalha final, que usa todas as mecânicas de combate).

FFXV-Platinum-Shot--(26)

O demo é composto de três grandes áreas: uma região montanhosa, uma gigantesca sala de jantar e uma praça de cidade. Basicamente o seu objetivo é chegar ao final de cada uma das áreas, coletando cristais pelo caminho que habilitam “platinum plates”. Ao pisar nessas plates coisas acontecem, tais como: mudanças climáticas, aquisição de novos items e armas, transformação de Noctis em algum monstro ou carro… e basicamente, é isso. Como falei, um tech demo.

Apesar dos efeitos de transição de luz e mudanças climáticas estarem extremamente caprichados, os gráficos parecem ter sofrido um downgrade sério em relação ao Episódio Duscae: extremamente inconstantes, parece que o anti-aliasing é ativado ou desativado de acordo com o ângulo da câmera.

Com ponto positivo, a trilha sonora de Yoko Shimamura está fantástica, e a luta final (apesar de não ter muitas explicações para novatos) também é extremamente satisfatória.

FFXV-Platinum-Shot--(38)

Se voce jogou as versões 1 ou 2 de Episódio Duscae, provavelmente Platinum Demo vai te agradar. Caso contrário, se você é novo ao universo de FFXV, PD provavelmente não seria um bom lugar pra começar. Como falei no começo do texto, não sei se um tech-demo, com pouca profundidade no universo real do game seja a aposta ideal para fazer o povo se apaixonar e comprar o jogo. Resta esperar que a SQUEENIX libere o Episódio Duscae para todos (e não só para aqueles que pegaram a pré-venda de FF Type-0). Esse sim, um demo de verdade.

FFXV-Platinum-Shot--(16)