Negócio da China – Game Stick 4k

O Balão, como todo mundo sabe (ou não) é um muambeiro internacional de respeito, e nada deixa ele mais feliz do que um cacareco vindo direto da terra do tio Mao.

Pensando nisso, resolvi inaugurar uma nova coluna no CNC, apenas para fazer review de bugingangas chinesas relacionadas principalmente à video-games, minha área de expertise.

A primeira vítima é um curioso aparelho denominado “Game Stick 4k”. É um bagulho um pouco maior que um pendrive (do tamanho de um Firestick ou Chromecast na realidade), mas voltado para games antigos (e obviamente não é 4k como o nome sugere).

Roda “nativamente” emuladores de Super NES, Mega Drive, Gameboy (normal e color), Gameboy Advance, MAME e até PS1. Já vem com 3000 jogos “embutidos” na memória, porém por se tratar de um produto “xingling”, alguns games estão com nomes estranhos (e às vezes até engraçados). No caso do arcade, tem até algumas versões de “rodoviária” de games consagrados.

Ele ainda vem acompanhado de dois controles “genéricos” de PS2/PS3 e pasmem: eles são sem fio (2.4 GHz).

Como sou um entusiasta de vídeo-games retrô, estou sempre configurando um raspberry pi pra usar de fliperama, ou ressucitando um video-game antigo de minha infância para matar saudades. Então esse Game Stick acabou sendo algo que comprei mais por curiosidade do que necessidade mesmo, já que possuía um valor atrativo (entre 200 e 300 reais, já com os dois controles), e prometia entregar a mesma experiência de um Retro Pi ou Recalbox, só que em formato ainda mais diminuto e prático.

E não é que funciona? Não sei o que há embaixo do capô deste pequeno gigante, mas até os games de PS1 rodaram mais lisos do que no meu Raspberry Pi. Ele utiliza uma interface customizada, mas nos bastidores ele roda RetroArch, sistema de emulação que integra múltiplas plataformas.

Os controles também são mais robustos do que eu esperava e respondem muito bem. Porém precisam de duas pihas alcalinas AAA cada, eles não possuem baterias recarregáveis.

Outro contra é a dificuldade para adicionar outros games na biblioteca. Quem for gordinho da TI como eu não deve ter grandes dificuldades, mas quem não for “iniciado” nesse mundo pode ter um pouco mais de problemas.

No final, o Game Stick virou meu companheiro de academia aqui no prédio, enquanto pedalo na bicicleta ergométrica aproveito pra solltar uns hadouken, e nas reuniões de família aqui em casa tb faz a alegria da criançada (jovens e velhos).

Praticar esportes é minha paixão.

Uma compra sem pretensões, que acabou sendo uma grata surpresa.

O preço dele varia na faixa dos 200-300 reais em aplicativos como Ali Express ou Shopee (vindo da China), ou 300-400 de revendedores locais.

Ah, aproveitando… tem vários e-shops nacionais que vendem este mesmo produto por preços bem mais elevados (chegando até 1000 reais!) então cuidado pra não cair nessa!

Eu comprei o meu na Shopee pee pee pee.

1 thought on “Negócio da China – Game Stick 4k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.