Jogo Analógico – Four Against Darkness (4AD)

Capa da edição brasileira do livro base.

Four Against Darkness é um jogo solitário de exploração de masmorras que também pode ser jogado cooperativamente. Não há necessidade de miniaturas, apenas do livro, lápis, dois d6 e papel quadriculado.

Escolha quatro personagens de uma lista clássica (Guerreiro, Mago, Ladino, Halfling, Anão, Bárbaro, Clérigo e Elfo), equipe-os e aventure-se nas masmorras criadas por rolagem de dados e por suas próprias escolhas. Você enfrentará monstros, gerenciará recursos, juntará tesouros, evitará armadilhas, encontrará pistas e até mesmo aceitará missões dos próprios monstros. Seus personagens evoluirão, tornando-se ainda mais poderosos a cada aventura… SE SOBREVIVEREM! (descrição kibada na cara dura do site oficial porque fiquei com preguiça)

O kit completo do livro básico que pode ser adquirido por 44,90 na loja da RetroPunk.

Como todos sabem (ou não), todos os CNCs são daqueles gordinhos raiz, que cresceram jogando RPG de livro no sótão da avó (menos o Gordo que era muito hipster e descoladinho para isso).

Então, estou inaugurando esta nova seção chamada Jogo Analógico para fazer reviews de entretenimento à moda antiga: RPGs de mesa, jogos de tabuleiro, card games e afins.

E a primeira vítima é o recém lançado aqui no Brasil Four Against Darkness (4AD) e seu primeiro DLC suplemento oficial, Four Against the Abyss, escritos pelo italiano Andrea Sfiligoi. Lançado originalmente em 2017, e traduzido e publicado pelos meus conterrâneos curitibinhas da RetroPunk Publicações (responsáveis também por trazer outras séries de RPG como Castelo Falkenstein), 4AD é um jogo de exploração de masmorras solo, mas não confunda com os famosos “livros-jogo”. O game conta com um sistema de regras completo e relativamente complexo, podendo ser adaptado facilmente para um jogo em grupo.

Ficha de personagens e monstros derrotados. Acompanha também um grid quadriculado, todos impressos em papel envernizado para utilizar em conjunto com a caneta de quadro branco.

As regras são simples o suficiente para serem absorvidas por jogadores novatos, mas também são bastante elaboradas e flexíveis para agradar os veteranos do gênero. Tudo no game se resolve com 2d6 (dois dados de seis lados), desde combates, encontros, e até a geração procedural de salas das masmorras.

Tudo
Eu disse TUDO
É resolvido com um D6!

Você cria quatro personagens utilizando arquétipos bem conhecidos de mundos de fantasia, e quando se der conta já estará explorando . Cada sessão de jogo dura cerca de 40 minutos a 1 hora, e sempre termina com o derradeiro embate contra um chefão final. Você também pode deixar de lado essa parte procedural do jogo e utilizar aventuras pré-prontas, como faria em uma sessão de D&D ou qualquer outro RPG. Suplementos com campanhas e aventuras prontas já foram lançados lá na gringa, e segundo a galera da Retropunk em breve veremos este material por aqui.

O preço é outro atrativo à parte: você leva o livro base pela bagatela de R$ 29,90! Isso mesmo, trinta pila e você já pode sair jogando! Se quiser apenas a cópia em pdf a brincadeira fica ainda mais barata: R$ 9,90. E de quebra ainda vem um suplemento de 8 páginas com tabelas mais desafiadoras para heróis de nível um pouco mais alto. A editora também oferece um pacote que vem com papel quadriculado e fichas em material riscável, caneta apagável e dois dados de seis lados por um valor um pouquinho mais elevado.

Os dois livros lançados já podem ser adquiridos num combo.

Como tudo nesse site demora pra sair (e este review não seria uma exceção à regra), já deu tempo até da RetroPunk lançar a primeira expansão da bagaça, ‘Contra o Abismo’ (Four Against the Abyss) com regras e desafios para grupo de nível 5 a 9 e, como falei acima, muitas novas aventuras virão, tem até algumas que botarão nossos heróis para peitar o próprio Tchutchuco (Cthulu) em pessoa. Ou seria em molusco?

Balão desbravando sua primeira aventura!
Olhos mais atentos perceberão que os heróis tem nomes de personagens da Novela das 8h.
Mapa completo, chefão derrotado! Que venha a próxima aventura!

Enfim, com um preço e regras acessíveis, 4AD é uma excelente opção pra quem quer dar uma brincadinha solo (que não seja bater uma punheta). Você pode adquirir tanto o livro básico quanto as expansões em suas várias versões na lujinha da RetroPunk AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.