Das Antigas – Jackie Chan’s Action Kung Fu (TG-16)

Hoje vou falar de um jogo que marcou muito a minha infância, e só fui descobrir que era um jogo do Jackie Chan muitos anos depois: estou falando de Action Kung Fu, para o TurboGrafx 16, desenvolvido pela Now Productions e distribuído pela Hudson Soft.

“Porra Balão, mas eu duvido que você teve um TG16 na infância, nunca vi esse video-game em terras tupiniquins!”

Versão de TG16…
… versus a versão 8 bits do NES (original).

E você está certíssimo, não tive mesmo! A versão que tive era a do Nintendinho (1990), que apesar dos gráficos inferiores era competentíssima, e até mesmo impressionante para uma versão 8 bits! No ano seguinte, o game foi portado para o TG16 com melhorias gráficas significativas, mas em termos de jogabilidade ainda é praticamente o mesmo.

Chefes gigantes o aguardam!
Tanto nos 8 quanto nos 16 bits!

Agora, muitos anos depois (e graças à magia da emulação), tive a oportunidade de jogar (e zerar, coisa que nunca tinha conseguido fazer quando era moleque) a versão “definitiva” de TG16.

O game conta apenas com 5 fases, porém elas são gigantescas e com um boss (normalmente gigante) no final de cada uma delas. Como todo jogo de plataforma da época, ele também é difícil e punitivo pra burro.

Na história Jackie deve fazer propaganda da Shopee salvar sua irmã de um vampirão que é a cara do Michel Temer.

Michel Temer, o sr. por aqui?!

Devido às limitações dos controles dos consoles (tanto do TG-16 quanto NES), o game utiliza apenas dois botões, um para pulo e outro para golpe. Mas golpes especiais podem ser acionados pressionando para cima + golpe (similar à Castlevania). Jackie também pode soltar um belo Hadouken se você mantiver o botão de soco pressionado.

O game “empresta” elementos de clássicos consagrados como Castlevania e Megaman.

Enfim, um belo e charmoso game de plataforma da transição dos 8 para os 16 bits. Falam muito do jogo do Jackie Chan para o PS1, mas não vejo esse recebendo muito reconhecimento. Se você quer uma boa e descompromissada diversão retrô, vista as suas sapatilhas de Kung Fu e saia distribuindo alguns sopapos! Só esteja preparado para um bom desafio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.