Negócio da China – Powkiddy Q90

O mercado de portáteis “paralelos” da China já ganhou vida própria alimentada pela nostalgia e apetite de jogar “jogos retrô”. É uma tendência que já vem se desenhando há alguns anos, e iniciou com a produção de uns aparelhos “MP20” de qualidade duvidosa. De lá pra cá, surgiram algumas empresas especializadas no gênero, como a Powkiddy e Anbernic, e produtos chineses já não eram mais sinônimo de eletrônicos de baixa qualidade.

Problema é que a qualidade vem com um preço… Os hardwares mais parrudos costumam ser bem mais caros, chegando a rivalizar com preço de consoles oficiais… e os mais baratos costumam ser bem ruinzinhos (farei um review do Sup 400 in 1 em breve), não há milagre.

Pequeno porém parrudo.

Neste interim chega ao mercado o Q90 da Powkiddy, que une o melhor dos dois mundos: é uma plataforma bem robusta, que roda de boa emuladores até o PS1 (bom, em alguns games de PS1 ele dá umas travadinhas, mas nada que comprometa muito a experiência), e possui um preço bem acessível (~35 dólares ou na faixa de uns 200 reais aqui no Brasil).

Ele possui controle de 8 botões com mais dois configuráveis para os menus dos emuladores (save states, etc). A tela de 3 polegadas é um pouco pequena, mas pelo lado bom torna o aparelho bem portátil para carregar até no bolso. A bateria também é bem jaguara, de apenas 1500mAh, porém ela é intercambiável.

O Q90 orda a maioria dos emuladores até PS1. Mas se quiser rodar N64 ou Dreamcast melhor investir em um aparelho melhor.

Ele já vem com um cartão SD de 16GB, recheado com os principais jogos dos consoles listados na ficha abaixo. De quebra, ele ainda vem com uns jogos clássicos de PC instalados, como Quake, Doom e Rise of the Triad, e alguns bootlegs.

O design também é um xuxuzinho e lembra um mini switch lite. Ele vem em duas cores, um azul piscina e um translúcido fumê.

Dino Crisis 2 (PS1)

Enfim, o Q90 é uma ótima pedida pra quem quer relembrar os clássicos sem desembolsar muito (até 16 bits / Arcade roda suave, PS1 ele se peida um pouco mas ainda é bem jogável). Agora se você quer rodar alguns emuladores mais parrudos, como N64 e Dreamcast, você precisa investir em um modelo superior.

Ficha Técnica:

  • Fabricante: PowKiddy
  • Tela LCD 3″
  • Conector: USB-C
  • Bateria de 1500mAh BP-4LDL
  • Compatível com 15 emuladores: GB / GBC / GBA / MD / FC / GG / SFC / NGP / MS / WS / PS / FBA / PCE / CPS / NEOGEO
  • Alto-falante embutido suporte para formatos formato APE / MP3 / WMA / DRM WMA / OGG / APE / FLAC / WAV / AAC (incluindo AAC-LC / AAC HE / AAC + V1 / V2)

Onde Comprar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.